Shadow Gallery

“Boa noite, hoje teremos vamos atender à sugestão de Assir Paiva, um ouvinte e frequentador do nosso blog, que pediu um programa com um dos grandes nomes do heavy prog americano… o Shadow Gallery.

Room V

A história desse grupo começa nos anos 80, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, quando eles ainda usavam o nome Sorcerer e faziam o circuito local, tocando covers de Yngwie Malmsteen e Rush… na época, eles já contavam com o vocalista Mike Baker e com o baixista e vocalista Carl Cadden-James… e a formação se estabilizaria com a entrada dos guitarristas Brendt Allman e Chris Ingles, que acabaria assumindo os teclados.

Tirando um tempo para compor material próprio, o grupo acabaria adotando outro nome: Shadow Gallery, inspirado no esconderijo do protagonista da célebre graphic novel “V de Vingança” do genial Alan Moore… e, em 91, eles conseguiram um contrato com a recém-nascida Magna Carta Records, lançando na sequência o seu primeiro álbum.

tyranny

Nos anos seguintes o Shadow Gallery passou por algumas mudanças de formação, com a entrada do tecladista Gary Wehrkamp, enquanto solidificava a sua posição com trabalhos excelentes como “Carved in Stone” de 95 e “Tyranny” de 98, um álbum conceitual explorando a face mercadológica da Nova Ordem Mundial, com suas legitimidades fraudadas e militarismos desenfreados… fiquem com um pouco desse álbum e também da sua sequência de 2005, “Room V”…

Vocês ouviram “Out of nowhere”, “Hope for us”, “Ghost of a Chance”, “Manhunt” e “Encrypted”, com o Shadow Gallery.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo o grupo norte-americano Shadow Gallery, que continuou em atividade apesar da perda de um de seus membros fundadores.

 

digital-ghosts

O álbum “Room V” teve ótima repercussão e chegou a receber uma edição especial que incluía um CD bônus com uma suíte antológica… “Floydiam Memories”… em que o Shadow Gallery prestava uma homenagem ao Pink Floyd, reinterpretando temas clássicos do grupo em um medley de 24 minutos… mas esse seria o último álbum a contar com a voz de Mike Baker, que deixou nossa realidade em 29 de outubro de 2008.

Levaria um ano para o Shadow Gallery se recuperar do choque, com a entrada de Brian Ashland para os vocais e o lançamento do álbum “Digital Ghosts” em 2009… e curiosamente, seria só a partir de então que o grupo anunciaria que iriam começar a se apresentar ao vivo, algo que sempre havia sido esperado pelos fãs, mas que acabou só acontecendo depois da perda de uma das suas figuras centrais.

O álbum “Digital Ghosts” mostra que o grupo manteve em grande parte a sua sonoridade, conservando a força combinada de guitarras e teclados… mas, desde então, eles não lançaram mais trabalhos de estúdio, concentrando-se em tours… e, para essa segunda parte do programa, nós selecionamos um pouco desse que é o registro mais recente do Shadow Gallery.

Vocês ouviram “With honor”, “Pain” e “Strong”, com o Shadow Gallery.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

SHADOW GALLERY

BG – CHASED

1. OUT OF NOWHERE – 4:20

2. HOPE FOR US – 6:00

3. GHOST OF A CHANCE – 5:20

4. MANHUNT – 2:09

5. ENCRYPTED – 8:01

BG – MYSTERY

TOTAL – 25:50

SHADOW GALLERY

BG – VENON

1. WITH HONOR – 9:59

2. PAIN – 6:22

3. STRONG – 6:49

BG – TWO SHADOWS

TOTAL – 23:10

TOTAL GERAL – 49:00

Ouça o Art Rock com o Shadow Gallery que foi ao ar no dia 30/03/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

 

Anúncios

2 Respostas to “Shadow Gallery”

  1. Maravilha de programa pessoal. obrigado por atender a sugestão. Shadow Gallery sem sombra de dúvida merecia um programa por ser uma banda fantástica. Até a proxima e Um Grande Abraço

  2. Que bom que gostou! Estamos sempre abertos a sugestões dos ouvintes e internautas! Agradecemos o seu contato.
    Grande Abraço!
    Equipe ArtRock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: