Tangerine Dream

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer dois momentos da fase mais recente da carreira de um grupo lendário, pioneiro da música eletrônica, do space rock e da ambient music… o Tangerine Dream!

theislandofthefay

Formado em 1967, o velho Tangerine está entre os decanos do prog rock alemão… e, desde o início sempre esteve sob a liderança do multi-instrumentista Edgar Froese, que até hoje é a figura central do grupo, embora já tenha dividido o espaço com outros grandes músicos como Klaus Schulze, Peter Baumann e Christopher Franke… durante o seu período mais influente, ainda nos anos 70.

Já trouxemos o Tangerine Dream outras vezes no programa, porém eles andam muito criativos na sua fase mais recente, desde que se tornaram independentes com a criação do seu próprio selo… e, atualmente, a Eastgate é a responsável pelo lançamento dos trabalhos do grupo, bem como de discos-solo de seus integrantes.

Mantendo o seu habitual ritmo de lançar vários álbuns por ano, o Tangerine também produziu séries, como as “Atomic Seasons”, dedicadas a Hiroshima e Nagasaki… mas nós selecionamos dois fragmentos de outra produção seriada… “Sonic Poems”, começando com “The Island of the Fay”, álbum lançado em 2011 e inspirado na obra homônima de Edgar Allan Poe, datada de 1841…
Vocês ouviram o Tangerine Dream com “Marmontel riding on a clef”, “Beauty of magical antagonism” e “Fay bewitching the Moon”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco da fase mais recente do Tangerine Dream… que, em 2013, aprontou uma surpresa para os seus fãs.

theangelfromthewestwindow

Se, nos anos 60/70, o Tangerine Dream estava na vanguarda da música eletrônica e progressiva… e, na década de 80, o grupo estava entre os mais procurados para trilhas sonoras de cinema… o período que se seguiu foi de muita exploração, tanto no âmbito musical como nos campos abertos pelas possibilidades das novas mídias, desde o nascimento dos CDs até a fragmentação da informação no mundo digital.

Nos trabalhos dos últimos anos, incluindo suas séries para a Eastgate, o Tangerine Dream não contou mais com o filho de Edgar Froese, Jerome, que participou do grupo até 2006… e a formação atual foi fortalecida pela presença da saxofonista Linda Spa, da percussionista Iris Camaa e, mais recentemente, pela entrada de Hoshiko Yamane, que entrou em 2011 e cuida das cordas e também do theramin.

Para 2013 a grande surpresa ficou para o lançamento do duplo “Starmus – Sonic Universe”, uma parceria improvável com Brian May, o guitarrista do Queen… mas essa fusão inesperada fica para outro programa… por hoje vamos fechar com “The Angel from the West Window”, de 2011… que foi baseado na obra “Der Engel von westlichen Fenster” de 1927, do grande novelista austríaco Gustav Meyrink.

Com o Tangerine Dream vocês ouviram “The mysterious gift of Mankind”, “Hosanna of the Damned” e “Dream Phanton of the common man”…

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

TANGERINE DREAM

BG – CYCLE OF ETERNITY

1. MARMONTEL RIDING ON A CLEF – 7:47

2. BEAUTY OF MAGIC ANTAGONISM – 5:59

3. FAY BEWITCHING THE MOON – 11:01

BG – DARKNESS VEILING THE NIGHT

TOTAL – 24:46

TANGERINE DREAM

BG – THE EVENING BEFORE EASTER

4. THE MYSTERIOUS GIFT OF MANKIND – 10:30

5. HOSANNA OF THE DAMNED – 7:51

6. DREAM PHANTON OF THE COMMON MAN – 6:37

BG – THE INVISIBLE SEAL OF THE HOLY TRIBE

TOTAL: 24:58

TOTAL GERAL – 49:44

Ouça o Art Rock com a Tangerine Dream que foi ao ar no dia 11/05/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

2 Respostas to “Tangerine Dream”

  1. Obrigado.
    Escuto o programa desde a época de Todos os Caminhos do Rock. Era muito maneiro ouvir os programas nas noites frias de sexta feira, indo pro Largo. Influenciou muito minhas preferências musicais.

  2. […] Vocês também podem acessar o link do programa diretamente aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: