Petrus Castrus & Tantra

“Boa noite, hoje vamos atender ao pedido de nosso ouvinte Alfredo Azevedo, que é de Portugal e nos contatou através do nosso blog… ele ouve o programa pela internet e nos pediu para prestigiar o progressivo lusitano.

petrus-castrus-mestre

No começo dos anos 70 o progressivo era uma linguagem dominantes que havia se espalhado em todo mundo, e Portugal não ficou de fora… mesmo antes da Revolução dos Cravos, que acabou com o salazarismo em 1974… e nesse programa especial traremos dois grupos marcantes surgidos nesse período.

Em primeiro lugar o Petrus Castrus, que foi formado em 71, pelos irmãos Pedro e José Castro, que lançariam ainda naquele ano o EP “Marasmo”, seguido de “Tudo isto, tudo mais” em 72 e do álbum “Mestre”, em 73, considerado um dos melhores trabalhos do prog. rock português, com fortes influências do progressivo britânico, em especial o Emerson, Lake and Palmer.

ascenção e queda

Em 74 sairia o single “A Bananeira”, mas a essa altura já havia um clima de censura diante da atitude crítica do grupo, e o Petrus Castrus se separaria para voltar só em 76 com o single “Cândida”, e depois em 78 com o álbum conceitual “Ascenção e Queda”… infelizmente, acabariam por encerrar atividades em 1980, permanecendo como uma referência musical dessa época conturbada da história portuguesa… vamos ouvir um pouco dos seus dois excelentes álbuns.

Vocês ouviram “Mestre”, “Pátria Amada”, “Tiahuanaco”, “História do Azul do Mar”, “Só mais nada” e “Indecisão e Demência” com o Petrus Castrus.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer outro grande nome da progressividade lusa… o grupo Tantra.

Tantra-Misterios-E-Maravilhas

Formado em 76 pelo guitarrista Manuel Cardoso e pelo tecladista Armando Gama, o Tantra lançou o seu primeiro single ainda naquele ano… e em 77 saía o seu primeiro álbum “Mistérios e Maravilhas”… um clássico do progressivo português que teria grande repercussão, levando o grupo a ser o primeiro a lotar completamente o famoso Coliseu dos Recreios de Lisboa…

Também inspirado no prog. britânico, o Tantra se apresentava com uma produção cênica que incluía as antológicas interpretações de Manuel Cardoso, com máscaras no estilo consagrado por Peter Gabriel no Genesis… e o impacto do grupo no cenário musical português continuou com o lançamento do álbum “Holocausto” de 78… outro trabalho memorável, já contando com o novo tecladista, Pedro Luís.

tantra_holocausto

Nos anos 80, eles tentaram alcançar o mercado internacional… o álbum “Humanoid Flesh” era cantado em inglês e tinha como convidado um tal Dedos Tubarão… pseudônimo de Pedro Ayres Magalhães futuro fundador do Madredeus… mas a nova sonoridade não agradou e o Tantra se separaria em 81… o grupo voltaria na década de 90, mas os discos dessa outra fase ficam para outro programa… para hoje nós selecionamos faixas dos seus dois primeiros álbuns, ambos clássicos do rock português.

Vocês ouviram o Tantra com “À beira do fim”, “Ara” e “Pi”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

PETRUS CASTRUS

BG – SARL

1. MESTRE – 5:49

2. PÁTRIA AMADA – 4:04

3. TIAHUANACO – 6:00

4. HISTÓRIA DO AZUL DO MAR – 2:56

5. SÓ MAIS NADA – 0:49

6. INDECISÃO E DEMÊNCIA – 7:11

BG – AGENTE

TOTAL – 26:48

TANTRA

BG – MISTÉRIOS E MARAVILHAS

1. À BEIRA DO FIM – 10:56

2. ARA – 4:53

3. PI – 7:31

BG – AVENTURAS DE UM DRAGÃO NUM AQUÁRIO

TOTAL: 23:20

ENCERRAMENTO:

4. AQUARIUS BAND – POR DO SOL – 3:35

TOTAL GERAL – 50:08

Ouça o Art Rock com a Petrus Castrus & Tantra que foi ao ar no dia 12/10/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: