Emerson, Lake and Palmer

“Boa noite, no programa hoje teremos um pouco de uma fase menos conhecida do mais celebrado power-trio progressivo da história, o Emerson, Lake and Palmer.

blackmoon

Claro que não precisamos apresentar o ELP, pois é uma presença frequente não apenas no nosso programa, mas em qualquer bom programa voltado para o prog rock… porém normalmente o que se ouve são os trabalhos da sua fase clássica, no começo dos anos 70, quando era uma verdadeira potência no mundo do rock, vendendo milhões de cópias de seus álbuns e tendo grupos como o Deep Purple abrindo os seus shows.

Essa foi a época de ouro do Emerson, Lake & Palmer, mas acabaria em 78, depois do malogrado álbum “Love Beach”, cuja capa tem a duvidosa honra de ser considerada até hoje uma das piores de toda a história do rock… embora a longa suíte do lado B mostre que o grupo ainda era capaz de criar belos trabalhos, aquele havia sido um disco gravado apenas para cumprir o contrato… e eles se separaram pouco tempo depois.

Felizmente, o velho Manticore, símbolo do ELP, mostrou que também podia ressurgir das cinzas como outra criatura mitológica, a Phoenix… em 1991 o grupo voltaria a se reunir, lançando o álbum “Black Moon”, que foi muito bem recebido e levaria a uma excursão mundial de dois anos… e é um pouco dessa fase que nós selecionamos para o programa de hoje…

Vocês ouviram Emerson, Lake and Palmer com “Black Moon”, “Paper Blood”, “Romeo and Juliet” (que foi uma versão para a composição clássica de Prokofiev) e depois “Farewell to Arms” e “Changing States”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco da fase dos anos 90 do Emerson, Lake and Palmer… quando o trio gravou seus últimos registros de estúdio.

inthehotseat

Depois da boa repercussão do álbum “Black Moon” e do grande sucesso da tour mundial que se seguiu, parecia que o ELP estava de volta para ficar… mas, o ritmo da excursão acabou sendo demais para os músicos… Carl Palmer e Keith Emerson tiveram problemas de Lesão por Esforço Repetitivo e o álbum que estavam gravando acabou sendo prejudicado, pois a hipótese de voltar a excursionar estava descartada.

Apesar das dificuldades, o álbum “The Hot Seat” sairia em 94… só que eles só voltariam a fazer apresentações ao vivo muito depois… e a próxima tour mundial, em 96 e 97 trouxe o grupo ao Brasil, com apresentações em várias cidades… mas essa foi uma excursão com menos impacto do que a anterior, e os três não conseguiram se entender para as gravações de um terceiro álbum depois do seu retorno.

Somente em 2010 o trio voltaria a se reunir, a principio para comemorar os 40 anos da fundação do grupo com um show antológico no High Voltage Festival, onde foram a atração principal… um CD duplo seriam lançado com as gravações desse evento memorável, mas esse registro fica para outro programa, por hoje nós vamos trazer um pouco do álbum “The Hot Seat”, o último trabalho de estúdio do ELP…

Vocês ouviram “Hand of truth”, “One by one”, “Man in the long black coat”, “Change” e “Gone too soon”, com o Emerson, Lake and Palmer.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELP

BG – BETTER DAYS

1. BLACK MOON – 6:59

2. PAPER BLOOD – 4:29

3. ROMEO AND JULIET – 3:43

4. FAREWELL TO ARMS – 5:10

5. CHANGING STATES – 6:02

BG – AFAIRS OF THE HEART

TOTAL – 26:22

ELP

BG – PICTURES AT NA EXHIBITION (1994 VERSION)

1. HAND OF TRUTH – 5:24

2. ONE BY ONE – 5:09

3. MAN IN THE LONG BLACK COAT – 4:14

4. CHANGE – 4:45

5. GONE TOO SOON – 4:12

BG – DADDY

TOTAL: 23:46

TOTAL GERAL – 50:08

Ouça o Art Rock com a Emerson, Lake and Palmer que foi ao ar no dia 26/10/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Emerson, Lake and Palmer”

  1. andré tramujas Says:

    e daí Vidalzera! sugestão pro programa – medley matador do Yes comemorando dez anos da banda:

    estes pra ver:

    Crimso Improvisations
    http://www.youtube.com/results?search_query=king+crimson+1973&oq=king+crimson+1973&gs_l=youtube.3..0l10.118632.125521.0.125734.17.12.0.5.5.0.547.3470.1j1j0j2j0j5.9.0…0.0…1ac.1.11.youtube.KKVeg-0aWFQ

    Rockumentary:
    não é tão legal quanto o Prog Rock Brittania…é mais antigo e tem uns babacas falando mal do nosso querido róqueprógue:

    abraxas
    andre

  2. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 06-06-2015, foi um reprise com o Emerson, Lake and Palmer. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: