Vanilla Fudge & Cactus

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer dois grupos lendários que voltaram à atividade na década passada… e vamos começar por um dos grandes nomes da psicodelia americana dos anos 60… o Vanilla Fudge.

vanillafudge-boxoffudge

O velho Fudge está entre os grupos mais antigos ainda em atividade… ele surgiu em Long Island, em 65, com o nome The Eletric Pigeons… mas seria como Vanilla Fudge que eles se tornariam um grande sucesso, sempre explorando as improvisações em cima de hits pop convertidos em viagens sonoras pelo talento de seus integrantes, o tecladista Mark Stein, o baixista Tim Bogert, o guitarrista Vince Martell e o baterista Carmine Appice.

No seu auge, o Vanilla Fudge era um dos nomes mais celebrados do rock pesado americano… e chegaram a ter o Led Zeppelin como sua banda de apoio, na sua tour de 69… mas eles se separariam pouco tempo depois, com a saída de Bogert & Appice, e só retornariam no começo da década de 80, com ninguém menos do que o grande Jeff Beck assumindo as guitarras, sob o pseudônimo de J. Toad.

Desde então as reuniões com várias formações ocorreriam com frequência, mas eles só voltariam para valer (e com os seus integrantes originais) depois do ano 2000, lançando dois álbuns de estúdio e vários ao vivo… e, para o programa de hoje nós selecionamos faixas extraídas da caixa “Box of Fudge”, que inclui clássicas, material inédito e também a íntegra do Concerto da noite de Ano Novo no Filmore West em 68…

Vocês ouviram “Shotgun”, “You keep me hangin’on”, “Good good livin’” e “Like a Rolling Stone” com o Vanilla Fudge ao vivo em San Francisco na Véspera de Ano no de 1968.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos continuar na família do Vanilla Fudge, com um dos seus mais importantes descendentes… o grupo Cactus.

Cactus V2

Na origem, o Cactus surgiu como um projeto de Jeff Beck, que iria ser formado a partir da primeira formação do Jeff Beck Group… incluindo o próprio Jeff e também o vocalista Rod Stewart… e tendo como outros integrantes Tim Bogert e Carmine Appice, que na época ainda estavam no Vanilla Fudge… mas isso acabou não acontecendo devido ao acidente que tirou Jeff Beck de circulação por mais de um ano.

No fim, enquanto Rod Stewart ia para os Faces, Bogert & Appice resolveram levar adiante o projeto por conta própria, chamando o vocalista Rusty Day dos Amboy Dukes e o guitarrista Jim McCarthy, ex-Mitch Ryder’s Destroit Wheels e Buddy Miles Express… e o resultado foi um supergrupo de peso, que lançaria 4 álbuns antológicos até 1972… quando Jeff Beck resolveu reaparecer.

A criação do megagrupo Beck, Bogert & Appice acabou decretando o fim do Cactus… e só em 2006 eles voltariam a se reunir, em parte pela própria reunião do Vanilla Fudge e seguindo como projeto paralelo… vamos ouvir um pouco do excelente álbum de retorno, “Cactus V”, que tinha Jimmy Kunes do Savoy Brown assumindo os vocais, no lugar de Rusty Day, que deixou a nossa realidade em 82.

Vocês ouviram o Cactus com “Cactus music”, “High in the city”, “Day for night”, “Shine” e “Jazzed”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

VANILLA FUDGE

BG – TAKE ME FOR A LITTLE WHILE

1. SHOTGUN – 6:35

2. YOU KEEP ME HANGING ON – 7:24

3. GOOD GOOD LIVIN’ – 5:05

4. LIKE A ROLLING STONE – 7:00

BG – TICKET TO RIDE

TOTAL – 26:04

CACTUS

BG – ELETRIC BLUE

1. CACTUS MUSIC – 4:3

2. HIGH IN THE CITY – 4:12

3. DAY FOR NIGHT – 5:49

4. SHINE – 3:57

5. JAZZED – 4:42

BG –THE GROOVER

TOTAL: 23:14

TOTAL GERAL – 49:54

Ouça o Art Rock com a Vanilla Fudge & Cactus que foi ao ar no dia 16/11/2013, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: