Rainbow

“Boa noite, hoje teremos um programa com o grupo formado pelo genial guitarrista Ritchie Blackmore em 1975… o Rainbow, que se tornaria um dos mais respeitados descendentes do grande Deep Purple.

rainbow_rising

A história do Rainbow começou com a saída de Ritchie Blackmore do Deep Purple, em meio às desavenças durante as tours do álbum “Stormbringer”, o segundo da 3ª. formação do grupo… com o crescimento dos novos integrantes, David Coverdale e Glenn Hughes, Blackmore decidiu que estava na hora de começar um trabalho solo, pensando nos membros do grupo Elf para compor a sua banda de apoio.

O Elf havia aberto shows para o Purple, e o seu vocalista, Ronnie James Dio, tinha uma voz poderosa e uma sensibilidade que se afinava com a de Blackmore… e logo o guitarrista estava lançando o primeiro álbum com o novo grupo… e “Ritchie Blackmore’s Rainbow” de 75 seria considerado um retorno ao rock pesado, e recebido com entusiasmo pelos fãs.

rainbow-on-stage

A sonoridade do novo grupo mesclava um andamento quase medieval com o peso e a força da guitarra de Ritchie, tendo o contraponto perfeito na voz de Dio, que já tinha uma poética dominada por imagens que passavam da fantasia para a história, criando um formato que seria alicerce para o folk metal das gerações futuras… vamos conferir um pouco desses primeiros trabalhos do Rainbow.

Com o Rainbow vocês ouviram “Tarot Woman”, “Light in the Black” e “Still I’m Sad”, essa última, uma versão ao vivo para a faixa clássica dos Yardbirds.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco da fase menos celebrada do Rainbow, depois da saída de Ronnie James Dio, quando o grupo mudou a direção do seu som.

Rainbow_down_to_earth

Depois da saída de Dio em 79, o grupo passou por uma reformulação e o vocal ficou para o britânico Graham Bonnet, que possuía um alcance de 4 oitavas, mas que tinha um estilo mais contemporâneo… tanto no cabelo curto como nas letras… e a força da sua voz até teria conseguido vencer a resistência dos fãs, mas ele acabaria saindo depois de um único álbum, “Down to Earth” de 1980.

A essa altura Blackmore estava procurando um som mais acessível, trazendo o vocalista americano Joe Lynn Turner, do grupo Fandango… que se mostrou muito mais maleável e acabaria acompanhando Ritchie em vários álbuns, incluindo uma participação na dupla folk que o guitarrista montaria com sua mulher Candice nos anos 90…

Rainbow_Difficult_To_Cure

No Rainbow, Joe Lynn Turner gravaria álbuns de grande sucesso, embora não muito apreciados pelos fãs… mas em retrospecto, eles tiveram bons momentos, em que o virtuosismo de Blackmore manteve o grupo entre os grandes nomes do rock, até encerrar atividades com a volta do Deep Purple em 84… o retorno em 95 não iria muito longe, pois logo Ritchie formaria o Blackmore’s Night e, desde então, o Rainbow permanece apenas uma memória…

Vocês ouviram o Rainbow com “Eyes of the World”, “Love’s no Friend”, “Spotlight Kid”, “Vielleicht Das Nachste Mal (Maybe Next Time)” e “Difficult to Cure”… essa última a famosa versão blackmoriana da 9ª. sinfonia de Beethoven.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

RAINBOW

BG – STARSTRUCK

1. TAROT WOMAN – 6:11

2. LIGHT IN THE BLACK – 8:11

3. STILL I’M SAD (LIVE) – 10:10

BG – STARGAZER

TOTAL – 24:32

RAINBOW

BG – ALL NIGHT LONG

4. EYES OF THE WORLD – 6:42

5. LOVE’S NO FRIEND – 4:55

6. SPOTLIGHT KID – 4:56

7. VIELLEICHT DAS NACHSTE MAL (MAYBE NEXT TIME) – 3:19

8. DIFFICULT TO CURE (LIVE) – 5:52

BG – CAN’T HAPPEN HERE

TOTAL: 26:17

TOTAL GERAL – 50:49

Ouça o Art Rock com a Rainbow que foi ao ar no dia 18/01/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: