Dead Can Dance & Beth Gibbons

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer dois trabalhos recentes de representantes de uma geração de músicos que viu o pop e o rock se fragmentarem em estilos com nomes diferentes, criados por uma crítica musical que fugia dos rótulos convencionais.

Dead Can Dance - Anastasis - Front

Vamos começar com um dos grupos que melhor ilustra essa fuga dos formatos clássicos, o Dead Can Dance… um dos mais singulares exemplos do chamado dark wave, a variante sombria e melancólica do new wave, que teve suas origens no movimento pós-punk e reúne bandas com sonoridades diferentes sob uma bandeira comum… chegando a ser usado para descrever do Bauhaus ao Cocteau Twins.

E um caso a parte é o Dead Can Dance, que foi formado em Melbourne pela australiana Lisa Gerrard e pelo inglês Brendan Perry em 1981… que se mudariam para Londres no ano seguinte, lançando seu primeiro álbum em 84, um trabalho dominado por uma sonoridade etérea, que ganharia contornos quase medievais no EP “Garden of the Arcane Delights” ou no segundo álbum, “Spleen and Ideal” de 85.

Tornando-se cultuado no circuito alternativo, o grupo se separaria em 98, com Lisa e Brendan iniciando outros projetos e colaborações… mas eles voltariam, primeiro em 2005 e, mais recentemente, em 2012, lançando o álbum “Anastasis”… seu primeiro registro de estúdio em mais de 15 anos… e que nós selecionamos para essa primeira parte do Art Rock de hoje.

Com o Dead Can Dance vocês ouviram “Anabasis”, “Opium”, “Return of the She-King” e “All in Good Time”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um trabalho solo de uma vocalista inglesa da geração dos anos 90, o álbum “Out of Season” de Beth Gibbons & Rustin Man…

Beth Gibbons - Out of Season

Conhecida como vocalista do grupo Portishead, Beth Gibbons contribui muito para a distinção do som do grupo, em meio a outros representantes do chamado trip hop, outra das designações que passaram a dividir o mundo do rock em nichos cada vez mais restritos, destinados a públicos segmentados, mais facilmente manipuláveis pela indústria musical.

Formado em 91, o Portishead não é um grupo muito prolífico… na primeira fase da sua carreira seriam lançados apenas dois álbuns de estúdio: “Dummy”, em 94 e “Portishead” de 97… depois disso houve uma breve separação, com um retorno somente em 2005… e foi durante esse período que Beth Gibbons gravaria seu álbum solo, uma colaboração com Paul Webb, ex-baixista do Talk Talk, que usou o pseudônimo Rustin Man.

Com uma sonoridade que mistura influências de jazz e folk, o álbum “Out of Season” saiu em 2002 e tem participações de integrantes do Portishead e do Talk Talk… mas é bem diferente de ambos, mostrando a variada gama de possibilidades dos músicos dessa geração difícil de categorizar… vamos ouvir um pouco desse único disco solo de Beth Gibbons…

Vocês ouviram Beth Gibbons & Rusty Man com “Mysteries”, “Tom the Model”, “Show”, “Sand River”, “Resolve”, “Drake”… essa última uma homenagem ao grande Nick Drake…

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

DEAD CAN DANCE

BG – KIKO

1. ANABASIS – 6:50

2. OPIUM – 5:45

3. RETURN OF THE SHE-KING – 7:51

4. ALL IN GOOD TIME – 6:38

BG – CHILDREN OF THE SUN

TOTAL – 27:04

BETH GIBBONS

BG – SPIDER MONKEY

5. MYSTERIES – 4:39

6. TOM THE MODEL – 3:42

7. SHOW – 4:26

8. SAND RIVER – 3:49

9. RESOLVE – 2:51

10. DRAKE – 3:54

BG – ROMANCE

TOTAL: 23:20

TOTAL GERAL – 50:24

Ouça o Art Rock com a Dead Can Dance & Beth Gibbons que foi ao ar no dia 25/01/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

Uma resposta to “Dead Can Dance & Beth Gibbons”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 24-10-2015, foi um reprise com o Dead Can Dance & Beth Gibbons. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: