Focus

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer um pouco de uma lenda viva do prog. rock holandês… o genial Focus!

Focus-Focus-3

Naturalmente o Focus dispensa apresentações, pelo menos para quem já estava por aqui nos anos 70… visto que o grupo chegou a ter grande repercussão internacional no começo da década, aproveitando a breve explosão do rock holandês, mas principalmente devido ao grande sucesso do álbum “Moving Waves”, também conhecido como “Focus II”, de 71… um dos seus melhores trabalhos.

Na época, o grupo contava com a sua formação clássica, com o guitarrista Jan Akkerman, o baterista Pierre Van der Linden… e, é claro, o tecladista e flautista Thijs Van Leer… e a combinação desses talentos gerava uma rica tapeçaria sonora, em que riffs e improvisações de guitarra se cruzavam livremente com as linhas melódicas dos teclados, fundindo elementos de hard rock com a música clássica e o jazz.

Eles se separariam depois do mal sucedido álbum “Focus con Proby” de 78… que tinha o americano P.J. Proby nos vocais… e voltariam a se reunir sem muita repercussão nos anos 80… mas para essa primeira parte do programa, nós selecionamos faixas de um dos seus trabalhos mais celebrados, o excelente duplo “Focus III” de 72…

Com o Focus vocês ouviram “Round goes the gossip”, “Sylvia”, “Carnival fugue”, “Focus III” e “House of the King”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Voltamos com mais um pouco do grande Focus… que seria surpreendido pela ótima acolhida de sua segunda tentativa de retorno, em 2001…

focus-focus-x (1)

O álbum “Focus” de 85 havia sido completamente ignorado pela crítica e público… e, depois disso, Thijs Van Leer e Jan Akkerman não conseguiram levar adiante um retorno em definitivo… mas em 2001 Thijs conseguiu reunir um grupo sem nenhum dos integrantes originais para realizar mais uma tentativa sem muitas expectativas… eles se apresentam em Portugal em abril e depois começaram a preparar material para um CD.

O resultado foi o álbum “Focus 8” e ele foi muito bem recebido no renovado cenário progressivo… e a tour mundial que se seguiu chegou a trazer o grupo ao Brasil em 2002… e eles voltariam nas tours de 2003 e 2005… lançando em 2006 um novo álbum: “Focus 9 / New skin”, já com Pierre van der Linden retornando para a bateria.

Atualmente, a guitarra está a cargo de Menno Gootjes, com Bobby Jacobs no baixo, mas a sonoridade não foi comprometida… e para fechar o Art Rock de hoje nós selecionamos o seu mais recente álbum, “Focus X” de 2012… um belo trabalho em que eles fazem até uma releitura da genial “Hocus Pocus”, faixa clássica que é uma das marcas registradas do grupo…
Vocês ouviram “Father Bachus”, “Focus 10”, “All hens on deck”, “Birds Come Fly Over (Le Tango)”… que contou com a participação de Ivan Lins nos vocais… e, para fechar, “X Roads”… com o Focus.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FOCUS

BG – ANONYMUS II

1. ROUND GOES THE GOSSIP – 5:13

2. SYLVIA – 3:32

3. CARNIVAL FUGUE – 6:08

4. FOCUS III – 6:05

5. HOUSE OF THE KING – 2:22

BG – LOVE REMEMBERED

TOTAL – 23:20

FOCUS

BG – AMOK IN KINDERGARDEN

6. FATHER BACHUS – 4:02

7. FOCUS 10 – 5:45

8. ALL HENS ON DECK – 5:42

9. BIRDS COME FLY OVER (LE TANGO) – 5:25

10. X ROADS – 5:37

BG – VICTORIA

TOTAL: 26:31

TOTAL GERAL – 49:51

Ouça o Art Rock com a Focus que foi ao ar no dia 01/02/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Focus”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 05-09-2015, foi um reprise com o Focus. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: