Flower Kings

“Boa noite, hoje teremos um programa com um dos grandes grupos da geração dos anos 90… os Flower Kings, do grande Roine Stolt.

stardust we are

Uma figura lendária do progressivo sueco, Roine Stolt começou no grupo Kaipa, ainda nos anos 70… depois ele fundaria um projeto que teria vida curta o Fantasia, e acabaria criando a sua própria companhia, a Foxtrot Music… mas ele não deixaria de lado a guitarra e lançou em 94 um trabalho solo… o álbum “The Flower King”, inspirado pelo renovado interesse na música progressiva durante o começo da década de 90.

A repercussão do álbum foi tão boa que Stolt resolveu montar um grupo, completando o time com o seu irmão Michael no baixo e um velho amigo, Tomas Bodin, nos teclados… e logo eles adotariam o nome The Flower Kings, lançando em 95 “Back in the World of Adventures”, o primeiro de uma série de trabalhos marcantes que os transformaria em uma das forças do prog. rock mundial.

Com um prog sinfônico dominado por melodias complexas, estruturas poliritmicas e longas suítes, não é fácil resumir a carreira dos Flower Kings em um único programa, por isso, para essa primeira parte do Art Rock de hoje, nós selecionamos a faixa título do álbum “Stardust We Are”, de 97… uma composição épica que ilustra muito bem o caráter ambicioso do grupo e também a sua mescla única de virtuosismo e sensibilidade…

Com os Flower Kings vocês ouviram “Stardust We Are”… faixa título do seu álbum duplo de 1997.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos trazer mais um pouco dos Flower Kings, agora com o seu álbum “Desolation Rose”, que saiu no final de 2013…
Desolation Rose

Além dos Flower Kings, Roine Stolt mantém outros projetos paralelos… o mais importante é o supergrupo Transatlantic, formado em 99 como uma iniciativa conjunta com membros do Marillion, Dream Theater e Spock’s Beard… e houve ainda o retorno do Kaipa no ano 2000, que lançaria três álbuns com a participação de Stolt… e seguiria em frente mesmo depois da sua saída em 2006.

E em meio a tudo isso ele não parou com os Flower Kings, intercalando gravações e excursões e ainda arrumando tempo para gravar vários álbuns com seus outros projetos, como os grupos The Tangent e Agents of Mercy… uma demonstração de energia e criatividade invejáveis.

Sem diminuir o ritmo, o guitarrista lançou em 2013 mais um trabalho com os Flower Kings… ao mesmo tempo em que excursionava com o grupo e preparava também o material para o novo álbum do Transatlantic, “Kaleidoscope”, lançado em janeiro de 2014… mas ele fica para outro Art Rock… para hoje vocês conferem um pouco de “Desolation Rose”, com os Flower Kings.

Vocês ouviram “Tower One”, “Sleeping Bones” e “Dark Fascist Skies”, com The Flower Kings.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FLOWER KINGS

BG – CHURCH OF YOUR HEART

1. STARDUST WE ARE – 25:03

BG – THE MERRYGOROUND

TOTAL – 25:03

FLOWER KINGS

BG – LAST CARNIVORE

2. TOWER ONE – 13:37

3. SLEEPING BONES – 4:16

4. DARK FASCIST SKIES – 6:05

BG – THE FINAL ERA

TOTAL: 23:59

TOTAL GERAL – 49:02

Ouça o Art Rock com a Flower Kings que foi ao ar no dia 08/02/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

Anúncios

8 Respostas to “Flower Kings”

  1. Cláudio Rocha Says:

    O link aponta para o arquivo do Focus.

    Abraços,
    Cláudio Rocha

  2. Olá, Ana Paula e todo o pessoal do Art Rock. Sou um dos muitos acompanhantes assíduos (via Internet, pois sou de SP) deste ótimo programa. Por gentileza, corrijam o link do Flower Kings, pois o atual é o mesmo do programa do Focus. Parabéns pelo trabalho!

    João Cucci Neto

    • Olá João! Que bom saber que é nosso ouvinte assíduo, ficamos muito felizes por isso.
      Escrevemos para pedir desculpas pela falha no post e na demora na resposta, mas enfim, atualizamos o link. Muito obrigado por nos informar a respeito.
      Boas audições!!

  3. samuel Says:

    Vcs sao demais, curti pra kramba o som do flower kings, vlw pelo enriquecimento cultural, amo art rock

  4. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 22-08-2015, foi um reprise com os Flower Kings. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: