The Moody Blues

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um dos pais fundadores do prog. rock, um grupo que está comemorando 5 décadas de carreira e continua em plena atividade… The Moody Blues.

TheMoodyBlues-daysoffuturepassed

Foi no longínquo ano de 1964, que os Moodies se reuniram, em Birmingham, na Inglaterra… e foi também quando eles lançaram o seu primeiro compacto, pelo selo Decca… na época, sua sonoridade estava mais para a pop music, e eles atingiram logo o topo das paradas nos dois lados do Atlântico com a faixa “Go Now”… e eles manteriam essa direção em seu primeiro álbum, “The Magnificent Moodies”, que sairia em 65.

A formação inicial já contava com Graeme Edge na bateria, Mike Pinder nos teclados e Ray Thomas nos vocais e flauta… John Lodge assumiria o baixo depois do primeiro álbum, e com ele viria também um novo vocalista, Justin Hayward, que substituiria Denny Laine… com isso, estava formado o núcleo básico do grupo, que logo passaria por uma transformação sonora.

Em 67 a Decca havia formado uma subsidiária, a Deram Records, para produzir trabalhos com o recém criado formado de áudio DSS… e eles pediram aos Moodie Blues para fazer uma versão rock da 9ª. Sinfonia de Dvořák… mas o que eles acabaram fazendo foi muito mais importante: o extraordinário álbum conceitual “Days of future Passed”, que nós selecionamos para essa primeira parte do programa de hoje.

Com The Moody Blues vocês ouviram “Dawn: dawn is a feeling”, “The Morning: Another morning”, “The Afternoon” e “The Night: Nights in white satin”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco da fase áurea dos Moodie Blues… um dos mais antigos grupos de rock ainda em plena atividade, 5 décadas depois de seu nascimento.

themoodyblues-aquestionofbalance

A fase clássica do grupo duraria até 1972, com uma sucessão de álbuns ambiciosos, continuando a explorar as possibilidades da fusão de elementos da música erudita ao rock, assim como uma poética própria, combinando imagens líricas com um tom melancólico, dominado pela voz sempre presente de Justin Hayward.

A partir de 74 os cinco integrantes resolveram abraçar outros projetos, e só em 78 eles estariam de volta com “Octave”… mas eles só voltariam a recuperar algum destaque com o álbum seguinte, “Long Distance Voyager” de 81, que já tinha Patrick Moraz nos teclados e alcançou grande sucesso internacional, puxado pelos hits “The Voice” e “Talking out of Turn”.

Depois disso os Moodies lançariam outros trabalhos, o último dos quais foi “December” de 2003… mas, apesar da falta de novos registros de estúdio, eles continuaram em atividade constante, não apenas em shows e tours mundiais, mas também em apresentações como convidados… e nós vamos fechar com o clássico álbum “A Question of Balance”, de 1970.

Vocês ouviram “Question”, “Don’t you feel small”, “Tortoise and the hare”, “Dawning is the day”, “Melancholy man” e “The Balance” com The Moody Blues.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

THE MOODY BLUES

BG – LUNCH BREAK

1.DAWN: DAWN IS A FEELING – 3:49

2. THE MORNING: ANOTHER MORNING – 3:56

3. THE AFTERNOON – 8:24

4. THE NIGHT: NIGHTS IN WHITE SATIN – 7:25

BG – EVENING

TOTAL – 23:34

THE MOODY BLUES

BG – IT’S UP TO YOU

5. QUESTION – 5:48

6. DON’T YOU FEEL SMALL – 2:38

7. TORTOISE AND THE HARE – 3:17

8. DAWNING IS THE DAY – 4:21

9. MELANCHOLY MAN – 5:45

10. THE BALANCE – 3:33

BG – MINSTREL’S SONG

TOTAL: 25:33

TOTAL GERAL – 49:17

Ouça o Art Rock com a The Moody Blues que foi ao ar no dia 08/03/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

5 Respostas to “The Moody Blues”

  1. Grande programa apresentando uma das bandas que influenciou o rock progressivo com mellotron!! Ouça e desfrute!!

  2. welber lima duarte Says:

    valeu Art Rock, Banda Maravilhosa.

  3. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 15-08-2015, foi um reprise com um dos fundadores do prog. rock, os Moody Blues. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: