Polyphonic Spree

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer um grupo texano que está entre os mais originais da geração do ano 2000… o Polyphonic Spree!

ThePolyphonicSpree-TheBeginningStagesof

A história desse grupo singular começa em Dallas no final dos anos 90, com o fim do Tripping Daisy, que estava entre os muitos a recuperar a sonoridade da psicodelia da década de 60 e tinha em sua formação o guitarrista e vocalista Tim DeLaughter… eles tinham lançado alguns álbuns e pareciam promissores, mas encerraram atividades depois que o seu guitarrista principal Wes Berggren deixou a nossa realidade, em 99.

Depois de terminar a gravação de um último álbum, Tim DeLaughter, Mark Pirro, Brian Wakeland e Jeff Bouck resolveram partir para um novo projeto… um grupo que explorasse uma das formas mais ambiciosas da psicodelia… uma complexa estrutura sonora, onde o instrumental funciona como veículo para um coral de muitas vozes, compondo uma verdadeira polifonia…

Com um som reminiscente dos Beatles ou do Eletric Light Orchestra, e já com mais de 12 integrantes, o novo grupo gravaria no ano 2000 uma composição de 30 minutos, dividida em várias partes, que seria a base do álbum “The Beginning Stages of… The Polyphonic Spree”… e nós vamos começar ouvindo um pouco desse… primeiro estágio.

Com The Polyphonic Spree vocês ouviram “Have a day / Celebration”, “It’s the Sun”, “La La”, “Hanging around the day (parts 1 & 2)”, “Soldier Girl” e “Light & Day / Reach for the Sun”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo o som otimista do Polyphonic Spree… que, pelas últimas contagens, já tinha mais de 20 integrantes, e pelo jeito vai continuar crescendo.

Thepolyphonicspree_yes_its_true

Até 2007, época do lançamento do álbum “Fragile Army”, o grupo só se apresentava vestindo batas brancas, como se tivessem saído de uma comunidade alternativa dos anos 70… e isso acrescentava um impacto visual para o seus shows, associado a uma movimentação de palco ensaiada para combinar com os arranjos musicais e as partes de coral.

E a popularidade do grupo sempre foi beneficiada pelo uso de suas composições tanto no cinema como na televisão e até em campanhas publicitárias… uma possibilidade aberta pela clara ligação da sua proposta musical com a estética da pop music… uma característica que pode ser sentida em “Yes, it’s true”, o seu quarto álbum de estúdio, lançado no final de 2013.

Como sempre, as faixas do álbum são listadas como se fossem a continuação do trabalho anterior… uma prática que se mantém desde os seus primeiros registros… The Polly, como é conhecido pelos fãs, continua pertencendo a uma categoria à parte dentre os grupos de indie rock… e, para essa segunda parte do Art Rock de hoje, nós selecionamos um pouco de “Yes, it’s true”.

Vocês ouviram “Carefully try”, “You’re Golden”, “Blurry up the line”, “Raise your head” e “Battlefield”, com o Polyphonic Spree.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

THE POLYPHONIC SPREE

BG – SOLDIER GIRL (UK SINGLE)

1. HAVE A DAY / CELEBRATORY – 4:38

2. IT’S THE SUN – 5:33

3. LA LA – 2:10

4. HANGING AROUND THE DAY (PARTS 1 & 2) – 5:16

5. SOLDIER GIRL – 3:59

6. LIGHT & DAY / REACH FOR THE SUN – 3:23

BG – DAYS LIKE THIS KEEP ME WARM

TOTAL – 25:02

THE POLYPHONIC SPREE

BG – HOLD YOURSELF UP

7. CAREFULLY TRY – 3:55

8. YOU’RE GOLDEN – 4:08

9. BLURRY UP THE LINE – 4:25

10. RAISE YOUR HEAD – 5:18

11. BATTLEFIELD – 7:27

BG – LET THEM BE

TOTAL: 25:13

TOTAL GERAL – 50:15

Ouça o Art Rock com a Polyphonic Spree que foi ao ar no dia 22/03/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: