Recordando o Vale das Maçãs

“Boa noite, hoje teremos um programa especial, pois vamos trazer uma das lendas vivas do progressivo nacional… o incomparável Recordando o Vale das Maçãs…

recordando-o-vale-das-macas-as-criancas-nova-floresta-1977

Fundado em Santos, em 73, o RVM surgiu em torno do guitarrista Fernando Pacheco, do violonista e percussionista Fernando Motta e do flautista Domingos Mariotti… os três haviam morado um ano em um rancho em Ouro Fino, Minas Gerais, e o contato com a natureza acabou sendo o catalizador para a criação de um grupo, que adotaria o nome Recordando o Vale das Maçãs, retirado de uma de suas canções…

O primeiro show oficial foi em agosto de 74, mas o primeiro trabalho só seria gravado em 77… nessa época, além de Pacheco e Motta, o Recordando contava com Luís Aranha no violino, Moacir Amaral nas flautas, Eliseu de Oliveira nos teclados, Ronaldo Mesquita no baixo e Milton Bernardes na bateria… e foi com essa formação que eles lançariam em 78 o genial álbum “As Crianças da Nova Floresta”… que também é o nome do clássico livro de Frederik Marryat, o celebrado autor inglês do século XIX.

Considerado uma verdadeira obra-prima do prog. nacional, o álbum marcou época e o grupo se tornaria uma presença frequente na televisão… o último arauto da geração progressiva, em meio a um universo musical que começava a mudar… e para essa primeira parte do programa de hoje, claro que só poderíamos selecionar faixas desse grande disco de estreia do Recordando o Vale das Maçãs.

Vocês ouviram “Raio de Sol” e “As Crianças da Nova Floresta” com o Recordando o Vale das Maçãs…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo o Recordando o Vale das Maçãs, que continua em plena atividade e comemorou 40 anos de carreira em 2014…

Durante os anos 80, o RVM sofreu com as mudanças do mercado musical… em 82 saia o compacto “Sorriso de Verão/Flores na Estrada”, já com o novo baterista, Lourenço Gotti… mas, a essa altura, o grupo já não recebia a mesma atenção da mídia, apesar de apresentações ocasionais na televisão… eles se separariam e só em 87 voltariam a aparecer, participando do lado A do álbum “Himalaia”, de Fernando Pacheco.

Durante a década de 90, o Recordando o Vale das Maçãs foi redescoberto… eles voltaram a se apresentar ao vivo em 92… e, em 94, foi lançado o álbum “As Crianças da Nova Floresta II”, que continha novas versões para as faixas clássicas do primeiro disco e também para “Himalaia”… e o interesse pelo grupo chegaria ao Japão e à Europa, onde se apresentariam em 1997 no Fête de la Musique, em Paris.

Em 2007 seria a vez de Fernando Motta e Domingos Mariotti começarem um projeto com a participação dos seus antigos companheiros de grupo, e o resultado seria o álbum “Reunião”, que sairia em 2011… e, para fechar o programa de hoje, vocês vão conferir gravações recentes do RVM, reinterpretando seus temas clássicos… e nós agradecemos ao nosso amigo Rubens da RST Radio Rock, que nos disponibilizou esse material para trazer aos nossos ouvintes aqui do Art Rock…

Com o Recordando o Vale das Maçãs vocês ouviram “RVM”, “Água” e “Himalaia”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

RECORDANDO O VALE DAS MAÇÃS

BG – BESTEIRA

1. RAIO DE SOL – 6:07

2. AS CRIANÇAS DA NOVA FLORESTA – 18:09

BG – OLHAR DE UM LOUCO

TOTAL – 24:15

RECORDANDO O VALE DAS MAÇÃS

BG – CICLO

3. RVM – 5:45

4. ÁGUA – 7:21

5. HIMALAIA – 13:20

BG – EREMITA

TOTAL: 26:26

TOTAL GERAL – 50:41

Ouça o Art Rock com a Recordando o Vale das Maçãs que foi ao ar no dia 17/05/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Anúncios

2 Respostas to “Recordando o Vale das Maçãs”

  1. E-mail escrito Pelo Nosso Grande Amigo Fernando Pacheco, Guitarrista e Fundador do Recordando o Vale das maçãs.

    “Caro Rubens,
    Só hoje, de volta ao meu estúdio, baixei o link que vc enviou com o programa gravado pelo Vidal.

    Muito Obrigado, tenho muita admiração, respeito e gratidão a todos que ajudam a manter vivo o Rock Progressivo, e você o Vidal e todos os outros nossos amigos do RSTRADIOROCK, são fantásticos e motivam os músicos brasileiros a continuarem batalhando por esse estilo que tem a fusão do Rock dos anos 60 com a música clássica sinfônica.

    Em novembro, provavelmente, estarei em Curitiba. Fui convidado para ministrar duas disciplinas no curso de pós-graduação em música da FAP. Se isso se confirmar gostaria de poder encontrar vc e outros que nos ajudam a manter o Rock Progressivo vivo.

    Abraços,

    Fernando A. Pacheco”

    • Muito obrigado por esse super parabéns a todos nós. Mas somos nós que temos que lhe agradecer e parabenizá-lo por esse excelente trabalho!!

      Equipe ArtRock e RST Rádio Rock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: