Tangerine Dream

“Boa noite, hoje vamos trazer um grupo que é uma presença frequente no Art Rock, o grande Tangerine Dream, uma das grandes forças do kraut rock e dono de uma carreira singular, que já passou de quatro décadas!

tangerine-sorcerer

Certos grupos possuem uma discografia vasta, com dezenas de discos… mas o Tangerine Dream é um caso à parte, com uma produção labiríntica, que reúne inúmeros álbuns de estúdio, discos ao vivo, coletâneas, EPs, trilhas sonoras, edições especiais e, mais recentemente, um grande número de séries temáticas… tudo isso graças à incansável produtividade do seu fundador e eterno líder, Edgar Froese…

O Tangerine continua em plena atividade, como sempre lançando vários álbuns de estúdio por ano… e é sempre difícil selecionar material, diante dessa enorme quantidade de trabalhos… mas, a sua natureza prolífica é justamente um dos elementos que explicam a sua sobrevivência, sempre procurando manter a sua identidade musical.

E, para o programa de hoje, vamos começar com faixas de uma de suas trilhas sonoras mais celebradas… para “O Comboio do Medo”, nome pelo qual foi conhecido aqui no Brasil o filme “Sorcerer” de 1977, dirigido por Willian Friedkin… uma das produções mais marcantes daquele ano, mas que foi totalmente eclipsada nas bilheterias e nas premiações pelo sucesso total de Guerra nas Estrelas, de George Lucas.

Vocês ouviram o Tangerine Dream com “Search”, “Vengeance”, “Grind”, “Abyss”, “The Mountain Road” e “Betrayal”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Voltamos com mais um pouco do Tangerine Dream… que continua uma força criativa no prog. rock alemão… e sem dar sinais de que esteja pensando em parar tão cedo…

tangerine-starmus

Além dos três ou quatro novos álbuns de estúdio, e de outros lançamentos anuais com o Tangerine Dream, Edgar Froese também tem resgatado obras clássicas do grupo, como a trilha que trouxemos na primeira parte do programa, para o filme “O Comboio do Medo”, que foi relançado em Bluray com grande destaque, incluindo uma antológica execução ao vivo da trilha na íntegra, apresentada pelo próprio Willian Friedkin, mais conhecido por outros filmes clássicos, como “Operação França” ou “O Exorcista”.

Mas, nesta segunda parte do programa, vamos trazer outra faceta do Tangerine Dream… com o improvável álbum duplo “Starmus – Sonic Universe”, lançado em parceria com ninguém menos que o guitarrista Brian May, do Queen… que saiu em 2013 e registra o encontro no Starmus Festival, realizado em junho de 2011 em Tenerife, no dia do aniversário de 50 anos do primeiro voo espacial, de Yuri Gagarin.

Esse momento especial contou com a presença dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Jim Lowell e do cosmonauta Alexei Leonov… e o som espacial do velho Tangerine não podia ficar de fora… e quanto a Brian May… bom, para quem não sabe, ele não apenas é um entusiasta da exploração espacial, como também é um astrofísico com doutorado pelo Imperial College of Science de Londres.

Com o Tangerine Dream & Brian May, vocês ouviram “Last Horizon”, “Beauty of Magical Antagonism”, “One Night in Space” e “Fire on the Mountain”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

TANGERINE DREAM

BG – IMPRESSIONS OF SORCERER

1. SEARCH – 3:00

2. VENGEANCE – 5:37

3. GRIND – 3:02

4. ABYSS – 7:17

5. THE MOUNTAIN ROAD – 2:01

6. BETRAYAL – 3:42

BG – THE JOURNEY

TOTAL – 24:40

TANGERINE DREAM

BG – CALYMBA CALY

7. LAST HORIZON – 4:28

8. BEAUTY OF MAGICAL ANTAGONISM – 6:26

9. ONE NIGHT IN SPACE – 7:33

10. FIRE ON THE MOUNTAIN – 8:55

BG – LOVED BY THE SUN

TOTAL: 25:40

TOTAL GERAL – 50:20

Ouça o Art Rock com a Tangerine Dream que foi ao ar no dia 21/06/2014, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Tangerine Dream”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 02-01-2016, foi um reprise com o Tangerine Dream. Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: