Ruphus & Popol Ace

“Boa noite… hoje teremos no programa dois exemplos do progressivo norueguês dos anos 70, começando com um dos mais importantes… o Ruphus.

Ruphus - Ranshart

Surgido em 1970, o grupo se apresentava no início como uma versão norueguesa para o Jefferson Airplane… com o foco para os seus dois vocalistas, a excelente Gudny Aspaas e o seu colega Rune Sundby, que na verdade não ajudava muito devido ao seu inglês carregado e acabava prejudicando um pouco o resultado final, já que a ideia de cantar em inglês era justamente para alcançar o mercado internacional.

Mas essa fase só durou até o álbum de estreia do grupo, “New Born Day” de 73… pouco depois a formação e o direcionamento do Ruphus mudariam… os dois vocalistas seriam substituídos por Rune Østdahl e eles adotariam uma sonoridade mais progressiva, impulsionados pelo talento do tecladista Håkon Graf.

Rufhus-let your light shine

Gudny voltaria para a fase seguinte do Ruphus, que seria mais jazzística, mas eles continuariam em atividade até a virada para os anos 80, lançando outros trabalhos, sempre com variações na sua sonoridade… e para o programa de hoje, nós selecionamos faixas dos álbuns “Ranshart” de 74 e “Let Your Light Shine” de 76.

Vocês ouviram o Ruphus com “Love is my light”, “Fallen Wonders”, “Second Corner” e “Let your light shine”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos ouvir outro genial grupo norueguês, o Popol Ace, que teve uma carreira curta e atribulada, marcada por uma briga com um dos grandes nomes do prog. alemão.

Popol Ace - Stolen from time

Originalmente eles eram conhecidos como Arman Sumpe Dur Express… e chegaram a gravar um compacto com esse nome antes de resolveram adotar alguma coisa mais interessante… e seria Popol Vuh, o nome do livro sagrado dos Maias… que eles passaram a usar depois da entrada do vocalista Jahn Teigen.

Com boa repercussão no cenário local, os álbuns “Popol Vuh” de 72 e “Quiche Maya” de 73 mostravam um grupo que caminhava para a consolidação do seu estilo e sonoridade… mas, como os bons fãs do progressivo devem saber, já havia outro grupo com o mesmo nome… e Florian Fricke, do Popol Vuh alemão, não gostou nada de descobrir que havia um homônimo norueguês e os ameaçou de processo.

Mudando o nome para Popol Ace eles lançariam em 75 o álbum “Stolen from time”… mas não foram muito longe… Jahn Teigen sairia para uma bem sucedida carreira solo… o tecladista Pete Knutsen e o guitarrista Arne Schultze seguiram em frente e lançaram em 78 o desastroso álbum “Curly Sounds”… e isso enterrou de vez o grupo… vamos ouvir um pouco dessa promessa interrompida do prog. escandinavo.

Vocês ouviram “Bury me dead”, “Soft shoe dancer”, “Mr. Bigalow” e “Suicide”, com o Popol Ace.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

RUPHUS

BG – SHA BA WAH

1. LOVE IS MY LIGHT – 6:12

2. FALLEN WONDERS – 5:51

3. SECOND CORNER – 6:34

4. LET YOUR LIGHT SHINE – 8:16

BG – EASY LOVERS, HEAVY MOANERS

TOTAL – 26:43

POPOL ACE

BG – SLEEPWALKER

1. BURY ME DEAD – 5:57

2. SOFT SHOE DANCER – 4:41

3. MR BIGALOW – 4:13

4. SUICIDE – 8:20

BG – JESTER

TOTAL: 23:12

TOTAL GERAL – 49:55

Ouça o Art Rock com a Ruphus & Popol Ace que foi ao ar no dia 17/01/2015, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: