Roxy Music

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um dos grandes grupos dos anos 70, o Roxy Music, responsável pelo lado mais celebrado do Glam Rock…

stranded

O grande Roxy é presença frequente aqui no Art Rock… mas, para quem não sabe, ele começou em 1970 quando um ex-professor de cerâmica chamado Bryan Ferry resolveu levar adiante um projeto dos seus tempos de Art College, junto do seu velho amigo, o baixista Graham Simpson… o grupo The Gas Board.

country-life

Bryan colocou anúncio para um tecladista, mas quem apareceu foi o saxofonista Andy Mackay, que traria para o grupo genial Brian Eno, enquanto outro anúncio trouxe Paul Thompson para a bateria… a essa altura eles já eram o Roxy Music, e o seu primeiro guitarrista seria ninguém menos que David O’List, do grande The Nice de Keith Emerson… também conseguido na base do anúncio na Melody Maker.

flesh-and-blod

Essa versão do Roxy não duraria muito… e seria com Phil Manzanera na guitarra que eles tomariam forma definitiva, tornando-se um dos mais bem sucedidos grupos do rock inglês, com um som único, que cruzava as fronteiras entre os estilos musicais e traduzia toda a riqueza sonora da década de 70… e, para essa primeira parte, nós selecionamos faixas extraídas dos álbuns da sua fase intermediária, depois da saída de Brian Eno, substituído pelo multi-instrumentista Eddie Jobson, ex-Curved Air.

Vocês ouviram “Serenade”, “The Thrill of it All”, “Praire Rose”, “Love is the Drug” e “Both Ends Burning” com o Roxy Music.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar com o Roxy Music, que voltou a se apresentar em 2001 depois de um longo silêncio, mas sem novos registros de estúdio…

A entrada de Eddie Jobson, em 73, acabou consolidando o Roxy Music naquela que se tornaria a sua formação mais duradoura… responsável por grandes álbuns e também pela ascensão do grupo, principalmente depois do sucesso de faixas clássicas como “Street Life” de “Love is the Drug”… e foi também a época em que todos começaram a experimentar com trabalhos solo e projetos paralelos…

manifesto

Em 76 eles se separariam, mas voltariam dois anos depois com um novo álbum, “Manifesto”, sem Eddie Jobson e contando apenas com Ferry, Thompson, McCay e Manzanera… foi o começo de uma nova fase, que mostraria o grupo tentando se conservar fiel ao seu estilo, em meio à força do punk rock e da disco music… e eles pareciam ter se reencontrado com o álbum “Avalon” de 82… mas ele acabaria sendo o último registro de estúdio do Roxy Music.

avalon

Uma reunião foi organizada em 2001, quando estavam comemorando os 30 anos do grupo… e eles voltariam a se apresentar juntos muitas vezes desde então… mas as gravações desta época não renderiam um novo trabalho de estúdio e acabariam sendo aproveitadas no álbum “Olympia” de Bryan Ferry… vamos fechar com um pouco do último período criativo do Roxy Music, entre 78 e 82…

siren

Vocês ouviram “Angel Eyes”, “Stranger through the years”, “My only love”, “More than this”, “Avalon” e “Tara”… com o Roxy Music.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ROXY MUSIC

BG –A SONG FOR EUROPE

1. SERENADE – 3:00

2. THE THRILL OF IT ALL – 6:25

3. PRAIRE ROSE – 5:13

4. LOVE IS THE DRUG – 4:11

5. BOTH ENDS BURNING – 5:16

BG – STREET LIFE

TOTAL – 24:05

ROXY MUSIC

BG – RUNNING WILD

6. ANGEL EYES – 4:13

7. STRANGER THROUGH THE YEARS – 6:14

8. MY ONLY LOVE – 5:19

9. MORE THAN THIS – 4:31

10. AVALON – 4:17

11. TARA – 1:47

BG – TAKE A CHANCE WITH ME

TOTAL: 26:21

TOTAL GERAL – 50:26

Ouça o Art Rock com a Roxy Music que foi ao ar no dia 04/04/2015, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Roxy Music”

  1. Walber Franca Says:

    Muito massa! Sou fã de carteirinha do velho Roxy Music e do trabalho de voces Vidal Costa e de Beto Bittencourt e todos do Art Rock. Podia rolar um especial com as bandas 70 de prog nacinal. Temos excelentes bandas e álbuns memoraveis.

    • Que bom que gostou deste programa e que gosta de nosso trabalho! Ficamos muito felizes! Ótima sugestão, faremos assim que possível. Conte conosco!
      Abraços!
      Equipe ArtRock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: