Van Morrison

“Boa noite, no programa de hoje teremos um dos maiores nomes da música britânica, desde os anos 60 e até os dias de hoje… o inconfundível Van Morrison.

1

George Ivan Morrison nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, em 1945, e começou sua carreira ainda adolescente, com o grupo The Sputniks, ainda nos anos 50… mas ele tocaria em outros grupos antes de alcançar o sucesso com o genial Them, um dos grupos seminais do rock britânico dos anos 60, responsável por um dos hinos da década, a faixa “Gloria”, gravada originalmente como lado B de um compacto lançado em 64.

Depois de deixar o Them, Van Morrison seguiria em carreira solo… e o seu primeiro álbum, “Blowin’ your mind” de 67, seria muito bem sucedido, mas só rendeu dinheiro para o esperto produtor Bert Berns… seria com o trabalho seguinte, “Astral Weeks”, de 68, que ele realmente mostraria seu talento único em uma síntese de estilos e formas que não faria sucesso na época, mas que, com o tempo seria celebrada.

“Astral Weeks” é uma amálgama de folk, rock e jazz, entrecortada pelo tom melancólico da poética celta de Van Morrison e pela intensidade da sua voz, que descreve imagens sobre uma paisagem sonora quase hipnótica… um álbum clássico que hoje é considerado um dos trabalhos essenciais da sua época, e que nós selecionamos para essa primeira parte do programa de hoje.

Você ouviram “Astral Weeks”, “Sweet Thing”, “The way young lovers do” e “Madame George”… com Van Morrison.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos trazer mais um pouco do grande Van Morrison, que foi sagrado cavaleiro em 2015 e não parece estar pensando em se aposentar.

2

Durante os anos 70, Van Morrison produziu grandes trabalhos que foram muito bem recebidos por público e crítica, mostrando que era possível conservar o sucesso sem deixar de lado a sua sensibilidade… ele lançaria outros discos clássicos como “Mondance” de 70 e “Tupelo Honey” de 71… e também trabalhos mais elaborados como “Veedon Fleece” de 74 e Common One” de 80.

No final do século, ele já havia se tornado um dos raros sobreviventes da sua geração… e se mantinha uma presença constante, lançando novos trabalhos de estúdio, parcerias e excursões que rendiam álbuns ao vivo, aumentando assim a sua já ampla discografia… e ele não diminuiria o ritmo depois do ano 2000…

“Born to sing: no plan B” de 2012 foi o seu último trabalho de inéditas, mas ele lançaria em 2015 o álbum “Duets: Re-working the catalogue” em que participam velhos amigos como Bobby Womack, Steve Winwood, Mark Knopfler, Taj Mahal, George Benson, P.J. Proby, Chris Farlowe e até a sua filha Shana Morrison… mas isso fica para outro programa, vamos fechar com faixas dos álbuns “Mondance” e “Veedon Fleece”…

3

Com Sir George Ivan Morrison vocês ouviram “And it stoned me”, “Moondance”, “Streets of Arklow”, “You don’t push no punches but you don’t push the river” e “Come here my love”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

VAN MORRISON

BG – CYPRUS AVENUE

1. ASTRAL WEEKS – 7:09

2. SWEET THING – 4:28

3. THE WAY YOUNG LOVERS DO – 3:21

4. MADAME GEORGE – 9:48

BG – BESIDE YOU

TOTAL – 24:45

VAN MORRISON

BG – INTO THE MYSTIC

5. AND IT STONED ME – 4:38

6. MOONDANCE – 4:41

7. STREETS OF ARKLOW – 4:23

8. YOU DON’T PULL NO PUNCHES BUT YOU DON’T PUSH THE RIVER – 8:50

9. COME HERE MY LOVE – 2:21

BG – COUNTRY FAIR

TOTAL: 24:53

TOTAL GERAL – 49:38

Ouça o Art Rock com Van Morrison que foi ao ar no dia 20/06/2015, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: