Anekdoten

“Boa noite, hoje teremos no programa um grupo sueco nascido nos anos 90, e que se firmaria como um dos mais importantes representantes do prog. rock escandinavo… o Anekdoten.

 Anekdoten-From-Within

Formado em 1991 pelo guitarrista e vocalista Nicklas Barker, pela tecladista Anna Dahlberg, pelo baixista e vocalista Jan Liljeström e pelo baterista Peter Nordins… o Anekdoten lançaria em 93 o seu primeiro álbum… “Vemod”… e a boa repercussão acabou garantindo uma tour pela Europa e também pelos Estados Unidos, coisa rara para grupos iniciantes.

O som do grupo resgatava elementos do prog. dos anos 70 com uma clara inspiração crimsoniana… na verdade, antes da criação do Anekdoten, eles haviam começado como um trio, tocando covers do King Crimson… mas eles também exploram outras influências e acabariam se firmando no cenário progressivo apesar da sua opção por permanecerem independentes.

Sem se vincular a grandes gravadoras, o grupo criou o selo Virta para lançar os seus trabalhos, e apenas o álbum “From Within” seria distribuído pela gravadora Musea… e nós selecionamos um pouco desse excelente álbum de 99 para essa primeira parte do Art Rock de hoje…

Com o Anekdoten vocês ouviram “From within”, “Groundbound”, “Slowfire” e “Firefly”…

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar com o grupo sueco Anekdoten, agora trazendo o seu álbum de 2015… “Until all the Ghosts are Gone”, um dos seus melhores trabalhos.

Anekdoten-Until-All-The-Ghosts-Are-Gone

Com uma posição consolidada, o Anekdoten exploraria sonoridades mais melódicas em seus álbuns da primeira década do novo século, o que acabaria dividindo um pouco o seu público… mas eles conservariam sua proposta, sem fazer concessões… ainda que diminuíssem o ritmo de lançamentos, em parte por investirem mais nas excursões, que chegaram até à América Latina, inclusive o Brasil.

Desde 2013 começaram a surgir comentários e updates sobre um novo álbum, postados na página do grupo e em revistas online de rock progressivo… mas eles não tiveram pressa de terminar o trabalho e ele só seria lançado em abril de 2015… e o resultado compensaria, mostrando que eles ainda continuavam sendo capazes de elaborar a sua visão musical.

Contando com convidados de peso como Per Wiberg (do Opeth), Theo Travis (do Gong e The Tangent) e Marty Wilson-Piper (do All About Eve), o álbum “Until all the Ghosts are Gone” é uma excelente prova de vitalidade do Anekdoten, depois de quase vinte e cinco anos de carreira, e é o que nós selecionamos para essa segunda parte do programa de hoje.

Vocês ouviram “Shooting Star”, “Writing on the wall” e “Until all the Ghosts are Gone”, com o Anekdoten.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ANEKDOTEN

BG – KISS OF LIFE

1. FROM WITHIN – 7:25

2. GROUNDBOUND – 5:25

3. SLOW FIRE – 7:26

4. FIREFLY – 4:50

BG – FOR SOMEONE

TOTAL – 25:06

ANEKDOTEN

BG – GET OUT ALIVE

5. SHOOTING STAR – 10:11

6. WRITING ON THE WALL – 9:03

7. UNTIL ALL THE GHOSTS ARE GONE – 5:07

BG – IF IT ALL COMES DOWN TO YOU

TOTAL: 24:21

TOTAL GERAL – 49:27

Ouça o Art Rock com Anekdoten que foi ao ar no dia 18/07/2015, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

3 Respostas to “Anekdoten”

  1. vidalcosta Says:

    Que bom Ana bárbara… O Jarre pelo jeito tem uma resposta boa mesmo! 

    Enviado do Yahoo Mail no Android

  2. ronis Says:

    excelente banda, das melhores da atualidade… parabéns pelo programa e pelo blog!
    e já que estamos por terras escandinavas, por que não um programa dedicado a outra grande banda sueca (citada neste programa) e que passou recentemente pelo Brasil, o Opeth?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: