David Gilmour & Kate Bush

Boa noite, hoje teremos um programa para celebrar um dos grandes guitarristas da história do rock… e que esteve entre nós para fechar o ano de 2015: o genial David Gilmour.

1

Essa figura emblemática do rock inglês dispensa maiores apresentações… afinal, o Pink Floyd é presença obrigatória na coleção de qualquer um que se interesse pela música do século XX… e, com a saída do grande Syd Barrett, foi Gilmour que assumiu de vez a guitarra do grupo, tornando-se, para muitos, o responsável pelo inconfundível som floydiano.

Infelizmente, todo grupo sofre quando há embates de criatividade, e o Floyd não foi exceção… e o que começou com Gilmour fazendo trabalhos paralelos para poder se expressar fora do alcance de Roger Waters acabaria com o fim da era clássica do Floyd, em meio a brigas judiciais e ao começo de uma nova fase para o grupo…

2

E, nessa primeira parte do programa, vamos trazer um pouco do começo desse período de mudanças… quando Gilmour estava à procura de novos caminhos através de trabalhos solo muito bem sucedidos… fiquem com faixas dos álbuns “David Gilmour” de 78 e “About Face” de 84…

Com David Gilmour , vocês ouviram “There’s no way out of here”, “So far away”, “I can’t breathe anymore”, “All lovers are deranged”, “You know I’m right” e “Let’s get metaphysical”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nessa segunda parte do programa vamos trazer um material diferente, que nos oferece uma outra face da carreira de David Gilmour… sua colaboração com a amiga Kate Bush…

3

A cantora Kate Bush sempre esteve em uma posição singular na música britânica, com uma produção que flertava sem constrangimento com o pop comercial, mas também sabia mergulhar em estruturas complexas que por vezes cruzavam a fronteira para o progressivo, em suas muitas formas…

Mas, no programa de hoje, vamos nos concentrar na sua bem sucedida parceria com David Gilmour, que começou no 1º. álbum de Kate, “The Kick Inside” de 78, mas continuaria em “The Dreaming” de 82, um dos seus trabalhos mais experimentais… e tomaria forma definitiva em “The Sensual World”, de 89, no qual também participou o maestro e compositor Michael Kamen… colaborador do Floyd e de muitos outros grupos.

Vamos ouvir um pouco desse belo trabalho de Kate Bush com David Gilmour na guitarra… e camadas sobrepostas de instrumentos em linhas melódicas que se cruzam de forma a desafiar a módica simplicidade do pop, em busca de progredir em outras direções…

Vocês ouviram com Kate Bush: “The sensual world”, “Love and anger”, “Reaching Out”, “Deeper Understanding”, “Between a man and a woman” e “Rocket’s tail”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

DAVID GILMOUR

BG – MIHALIS

1. THERE’S NO WAY OUT OF HERE – 5:08

2. SO FAR AWAY – 6:05

3. I CAN’T BREATHE ANYMORE – 3:05

4. ALL LOVERS ARE DERANGED – 3:15

5. YOU KNOW I’M RIGHT – 5:03

6. LET’S GET METAPHYSICAL – 4:09

BG – IT’S DEAFINITELY

TOTAL – 26:45

KATE BUSH

BG – HEADS WE’RE DANCING

5. THE SENSUAL WORLD – 3:58

6. LOVE AND ANGER – 4:43

7. REACHING OUT – 3:12

8. DEEPER UNDERSTANDING – 4:46

9. BETWEEN A MAN AND A WOMAN – 3:30

10. ROCKET’S TAIL – 4:07

BG – THE FOG

TOTAL: 24:16

TOTAL GERAL – 50:01

Ouça o Art Rock com David Gilmour & Kate Bush que foi ao ar no dia 19/12/2015, clicando aqui.

Anúncios

2 Respostas to “David Gilmour & Kate Bush”

  1. João Cucci Neto Says:

    Olá, Ana! Acho que o link está direcionando para o programa do California Guitar Trio… Parabéns a todos – não perco um! Cucci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: