Nick Drake

“Boa noite, hoje mergulharemos na melancólica paisagem sonora criada por um dos poetas perdidos da geração dos anos 60… o genial Nick Drake.

1

Nascido em 48 em Rangoon, na antiga Birmânia (hoje Myanmar), Nicholas Rodney Drake era filho de um engenheiro inglês que, na época, vivia com a família nas colônias britânicas no extremo oriente… mas a família se mudaria de volta para a Inglaterra em 1950 e ele seria criado em Warwickshire, perto de Birmingham… e, desde cedo, ele se envolveu com música, um interesse herdado dos seus pais.

Seu primeiro grupo, The Perfumed Gardeners foi montado com colegas de escola, mas ele acabaria encontrando o veículo para a sua criatividade na folk music, sendo descoberto pelo baixista do Fairport Convention, Ashley Hutchings, que o apresentou ao produtor Joe Boyd… e o resultado seria o seu primeiro álbum, “Five leaves left”, lançado em 68.

2

Joe Boyd traria nomes de peso para contribuir com Nick Drake no álbum, como o guitarrista Richard Thompson do Fairport e o baixista Danny Thompson do Pentangle, mas Nick Drake tinha problemas com apresentações ao vivo e a divulgação do álbum também não ajudou… acabando por acentuar seu mergulho na depressão, que continuaria visível no seu trabalho seguinte, “Bryter Layter”, de 71…

Com Nick Drake vocês ouviram “Time has told me”, “River man”, “Three hours”, “Day is done”, “At the chime of a city clock” e “Hazey Jane I”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Voltamos com mais um pouco da curta carreira de Nick Drake, cuja voz só seria ouvida muito tempo depois de ser silenciada, quando tinha apenas 26 anos de idade.

3

Sua poesia e a cuidadosa técnica como instrumentista, além da etérea melancolia de sua voz o tornariam uma figura respeitada… mas por muito poucos, pois sua música não encontrava uma audiência, mesmo com a ajuda dos amigos do Fairport Convention e até de John Cale, do Velvet Underground, que participou do álbum “Bryter Layter”.

Mas a atitude quase reclusa de Nick Drake prejudicava as chances do seu trabalho encontrar o mercado… verdadeiro flaneur do rock, ele não se sentia confortável diante de uma audiência, preferindo a solidão dos estúdios, onde podia refinar sua música… e seus poucos amigos não conseguiram ajudá-lo a sair das crises depressivas cada vez mais frequentes.

4

Ele tentaria com o álbum “Pink Moon” em 72, mas depois deixaria a música e voltaria para a casa dos pais no interior… em 74 tentou gravar novamente, mas não terminaria o novo trabalho… e, em novembro daquele ano, Sophia Ryde, que havia sido sua única namorada, terminou com o relacionamento… duas semanas depois, ele acordou uma última vez para ver o nascer do Sol e escolheu não esperar para ver o entardecer.

Vocês ouviram “Fly”, “Northern Sky”, “Pink Moon”, “Place to be”, “Road”, “Things behind the Sun”, “Time of no reply”, “I was made to love magic” e “Clothes of Sand”… com Nick Drake, que influenciaria toda uma geração de músicos, que o descobririam décadas depois que ele deixou nossa esquálida realidade.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

NICK DRAKE

BG – WAY TO BLUE

1. TIME HAS TOLD ME – 4:27

2. RIVER MAN – 4:23

3. THREE HOURS – 6:15

4. DAY IS DONE – 2:29

5. AT THE CHIME OF A CITY CLOCK – 4:45

6. HAZEY JANE I – 4:29

BG – ‘CELLO SONG

TOTAL – 26:48

NICK DRAKE

BG – JOEY

7. FLY – 3:00

8. NORTHERN SKY – 3:45

9. PINK MOON – 2:06

10. PLACE TO BE – 2:43

11. ROAD – 2:02

12. THINGS BEHIND THE SUN – 3:57

13. TIME OF NO REPLY – 2:47

14. I WAS MAD TO LOVE MAGIC – 3:28

15. CLOTHES OF SAND – 2:33

BG – BRYTER LAYTER

TOTAL: 23:21

TOTAL GERAL – 50:09

Ouça o Art Rock com Nick Drake que foi ao ar no dia 05/03/2016, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: