The Nice & Keith Emerson

“Boa noite, hoje teremos um programa para homenagear um dos maiores tecladistas da história do rock… o insuperável Keith Emerson.

1

Naturalmente não poderíamos deixar de registrar essa que foi mais uma perda incompreensível do começo do ano de 2016… entre as muitas lendas que deixaram nossa inqualificável realidade, Keith Noel Emerson era um dos que melhor sintetizava toda a extensão do prog. rock… tanto em seu virtuosismo e também em seus excessos.

Seu grupo mais famoso, o Emerson, Lake & Palmer, é uma presença obrigatória em nosso programa e na discoteca de qualquer admirador do progressivo, bem como do próprio rock dos anos 70… e a história desce grupo nascido em 1970 é bem conhecida e dispensa repetições… por isso vamos trazer o grupo em que Keith explodiu para o cenário internacional: o extraordinário The Nice.

2

Formado em 67, junto de Lee Jackson e David O’List, como banda de apoio da cantora P.P. Arnold, o Nice logo transcenderia todos os limites, tornando-se a vanguarda de uma nova linguagem, em que a tradição da música orquestral e sinfônica passava a dialogar sem reservas nem limites com o rock… vamos ouvir um pouco da mágica de Keith Emerson, no tempo em que a música ainda tinha uma chance de mudar o mundo.

Vocês ouviram “America”, “Rondo”, “Acceptance “Brandenburger” (3rd. Movement) e “Hang on to a Dream”, essa última uma cover do grande Tim Hardin.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco de um raro talento que preferiu escolher a hora de deixar o grande palco, no dia 10 de março de 2016.

3

Nascido em Yorkshire, na Inglaterra, Keith Emerson, começou a estudar o piano aos 8 anos de idade e na adolescência já transitava entre as Sonatas de Beethoven e o rock de Jerry Lee Lewis… uma dicotomia que sempre o acompanharia… e que se tornaria ainda mais dominante depois que o Nice tomou forma definitiva com a entrada do baterista Brian Davidson, passando a explorar as possibilidades do rock sinfônico.

Ao mesmo tempo, Keith Emerson se tornava um fenômeno em si mesmo, com uma performance alucinante, em que tornava o piano, o órgão hammond e, por último, o moog uma verdadeira tela em branco onde descarregava uma explosão de gestos e movimentos em improvisações que tinham tanto de musical quanto de visual e influenciariam todos os tecladistas de rock que o seguiram… nos mais diversos estilos.

4

Seu retorno com o ELP nos anos 90 rendeu tours concorridas, e a ele seguiu-se um outro retorno, com o Nice em 2002, para shows que renderiam o álbum triplo “Vivacitas”, que contava com os amigos Lee Jackson e Brian Davidson… depois Keith continuaria ativo… até outra tentação ser mais forte… mas é um pouco do último grande trabalho do Nice que nós vamos trazer nessa segunda parte do programa de hoje.

Vocês ouviram o Nice de Keith Emerson com duas covers antológicas do Emerson, Lake & Palmer… primeiro foi a versão integral da clássica “Tarkus” e depois “Hoedown”.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin Volpão… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

THE NICE

BG – THE THOUGHTS OF EMERLIST DAVEJACK

1. AMERICA/SECOND AMENDMENT – 6:15

2. RONDO – 8:21

3. ACCEPTANCE “BRANDENBURGER” (3RD MOVEMENT) – 4:26

4. HANG ON TO A DREAM – 4:46

BG – FOR EXAMPLE

TOTAL – 23:48

THE NICE

BG – FANFARRE FOR THE COMMON MAN

5. TARKUS – 21:00

6. HOE DOWN – 5:06

BG – A CAJUN ALLEY

TOTAL: 26:06

TOTAL GERAL – 49:54

Ouça o Art Rock com The Nice & Keith Emerson que foi ao ar no dia 26/03/2016, clicando aqui.

Anúncios

3 Respostas to “The Nice & Keith Emerson”

  1. Maravilhosas palavras e que grande homenagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: