King Crimson

“Boa noite, hoje vamos trazer no programa um dos grupos fundamentais do rock progressivo… o grande King Crimson.

1

O velho rei é um dos criadores da linguagem progressiva… e continua em atividade, depois de bem mais de quatro décadas em que seu líder, o genial guitarrista Robert Fripp, reinventou o grupo muitas vezes, ao mesmo tempo em que construía um legado que permanece influenciando gerações de músicos nos mais diversos estilos do prog. rock…

Na verdade não precisamos dizer nada disso, pois o King Crimson é mais do que uma presença frequente no Art Rock, já que está no próprio tema do programa… mas a sua vasta discografia tem muitos grandes momentos… e hoje selecionamos três trabalhos essenciais, que capturam a primeira transição do grupo, com a saída do baixista e vocalista Greg Lake para integrar o Emerson, Lake and Palmer.

Apesar do momento atribulado e das mudanças de formação, o King Crimson ainda conseguia mostrar toda a força da sua proposta musical, onde peso e suavidade se mesclavam em meio à poética delirante de Peter Sinfield… vamos começar conferindo um pouco do seu segundo álbum, “In the Wake of Poseidon” de 1970… o último da primeira fase do grupo.

Com o King Crimson vocês ouviram “Pictures of a city”, “Cadence and cascade”, “In the wake of Poseidon” e “Peace – a theme”.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo agora um pouco do período de transição do King Crimson, que iria durar dois álbuns e prepararia o terreno para a fase com John Wetton no baixo e vocais.

Microsoft Word - Document20.docx

Com a saída de Greg Lake, Robert Fripp chamou o seu velho colega de escola, Gordon Haskell, para integrar o grupo como baixista e vocalista… e ele até já havia participado dos vocais da faixa “Cadence and Cascade” de “In the Wake of Poseidon”… mas seu potencial seria aproveitado mesmo no álbum seguinte… “Lizard”, que foi lançado ainda em 1970.

O flautista e saxofonista Mell Collins e o baterista Andy McCulloch, que haviam tocado como convidados passaram a integrar o grupo… e Fripp ainda contou com a ajuda de Jon Anderson do Yes… o resultado foi um trabalho que soava diferente dos dois primeiros álbuns do King Crimson… mas essa formação não iria longe, pois Haskell e McCulloch sairiam pouco tempo depois.

3

Tanto Elton John como Brian Ferry chegaram a ser cogitados para os vocais… e também John Wetton, que na época preferiu continuar no Family… assim os vocais ficaram para Boz Burrell, que havia tocado com Fripp no grupo Centipede… e a nova formação lançaria em 71 o álbum “Islands”… vamos ouvir um pouco desses dois trabalhos da fase de indefinição do King Crimson…

Vocês ouviram “Happy Family”, “Lady of the dancing water”, “Prince Rupert Awakes”, “Formentera Lady” e “Sailor’s tale” com o King Crimson.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

KING CRIMSON

BG – CAT FOOD

1. PICTURES OF A CITY – 8:01

2. CADENCE AND CASCADE – 4:37

3. IN THE WAKE OF POSEIDON – 8:28

4. PEACE (A THEME) – 1:16

BG – THE DEVIL’S TRIANGLE

TOTAL – 22:20

KING CRIMSON

BG – INDOORS GAMES

5. HAPPY FAMILY – 4:23

6. LADY OF THE DANCING WATER – 2:50

7. PRINCE RUPERT AWAKES – 2:50

8. FORMENTERA LADY – 10:18

9. SAILOR’S TALE – 7:33

BG – PRELUDE SONG OF THE GULLS

TOTAL: 26:54

TOTAL GERAL – 49:14

Ouça o Art Rock com King Crimson que foi ao ar no dia 06/08/2016, clicando aqui.

Anúncios

Uma resposta to “King Crimson”

  1. Pra variar, Fantástico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: