Iron Butterfly

“Boa noite, hoje vamos trazer um dos grupos mais influentes da geração psicodélica americana, considerado um dos fundadores da linguagem do rock pesado nos distantes anos 60… o Iron Butterfly.

iron-butterfly-heavy-front

Faz algum tempo que a velha Borboleta de Ferro não marcava presença aqui no Art Rock… a última vez foi justamente em 2012, ano em que o grupo perdia dois de seus membros mais carismáticos, o guitarrista Larry “Rhino” Reinhardt e o baixista Lee Dorman… ambos também membros fundadores do genial Captain Beyond, junto de Rod Evans, o primeiro vocalista do Deep Purple.

Mas a história desse grupo lendário começou muito antes, em 66, em San Diego na Califórnia… com uma turma de garotos centrados em torno das alugações do tecladista e vocalista Doug Ingle… a formação mudava bastante, mas com a entrada do vocalista Darryl DeLoach eles passaram a ensaiar na garagem dos pais dele… e quando o baterista Ron Bushy entrou para o grupo eles tinham a sua própria identidade.

iron-butterfly-in-a-gadda-da-vida-front

Em outubro de 67 eles conseguiram gravar um álbum pelo selo ATCO, mas a demora para ser lançado desanimou os garotos e o Iron Butterfly já tinha uma nova formação quando “Heavy” chegou às lojas em 68… Ingle e Bushy continuavam, e ao seu lado estavam o guitarrista Erik Braunn e o baixista Lee Dorman… essa seria a formação responsável pela genial fase iniciada no álbum seguinte: “In-a-Gadda-da-Vida” de 68.

Vocês ouviram “Possession”, “Unconscious power”, “Iron Buttlerfly Theme”, “Most anything you want”, “Flowers and beads” e “Are you happy?” com o Iron Butterfly.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Nós vamos continuar trazendo um pouco do grande Iron Butterfly, um dos grupos seminais do rock dos anos 60, que ajudou a fazer a ponte entre a psicodelia e o rock pesado…

iron-butterfly-ball-front

“In-a-Gadda-da-Vida”… que significa “In the Garden of Eden”, isto é: No Jardim do Eden… foi um trabalho marcante em vários sentidos… além da força da sua sonoridade dominada pelas frases e riffs de órgão e guitarra, o álbum introduzia na sua faixa título de 17 minutos uma nova forma de composição dentro do rock…

Em “A quick one”, de 66, Pete Townsend do Who anunciava a possibilidade da ópera rock em uma faixa de 9 minutos composta por segmentos que eram verdadeiras árias… mas, em “In-a-Gadda-da-Vida” o Iron Butterfly construía uma composição contínua, evoluindo não de forma segmentada, e sim através de variações temáticas construídas na execução da própria música…

Era uma exploração jazzística típica da psicodelia californiana, mas que ganhava cores sombrias no órgão hammond de Doug Ingle, e anunciava uma era que estava por vir, nos anos 70… vamos fechar com essa faixa antológica do segundo álbum do Iron Butterfly e também com um pouco de seu trabalho seguinte, “Ball” de 69…

Vocês ouviram “In-a-Gadda-da-Vida”, “In the time of our lives” e “Soul experience”, com o Iron Butterfly.

O Art Rock fica por aqui… o programa tem a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com… ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin… lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

IRON BUTTERFLY

BG – FIELDS OF THE SUN

1. POSSESSION – 2:47

2. UNCONSCIOUS POWER – 2:32

3. IRON BUTTERFLY THEME – 4:35

4. MOST ANYTHING YOU WANT – 3:42

5. FLOWERS AND BEADS – 3:07

6. ARE YOU HAPPY – 4:31

BG – TERMINATION

TOTAL – 21:14

IRON BUTTERFLY

BG – HER FAVORITE STYLE

7. IN-A-GADDA-DA-VIDA – 17:03

8. IN THE TIME OF OUR LIVES – 4:52

9. SOUL EXPERIENCE – 2:54

BG – REAL FRIGHT

TOTAL: 24:45

TOTAL GERAL – 45:59

Ouça o Art Rock com Iron Butterfly que foi ao ar no dia 27/08/2016, clicando aqui.

Anúncios

3 Respostas to “Iron Butterfly”

  1. João Cucci Neto Says:

    Oi, turma! Continuo sendo um fiel ouvinte. Parabéns pelo excelente trabalho de todos. Tem duas coisinhas para arrumar: no link do Iron Butterfly está escrito “Peter Gabriel” e quando baixamos o programa do Iron vem duas vezes a parte 2! Aproveitando deixo uma sugestão: que tal um programa com o Luna Rossa? Excelente duo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: