Greg Lake

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um baixista e vocalista que foi figura central de dois dos mais importantes grupos da história do rock… o King Crimson e o Emerson, Lake & Palmer.

1

Estamos nos referindo a Gregory Stuart Lake, que nasceu em Dorset, na Inglaterra, em 1947 e compôs sua primeira música, “Lucky Man”, quando ainda tinha 12 anos… ela emergiria em um álbum muitos anos depois, mas primeiro ele teria lições de guitarra, e foi nessas aulas que ele conheceu um garoto da região que se tornaria seu amigo… o jovem Robert Fripp.

Mas, antes que essa amizade rendesse frutos, Greg Lake passaria por muitos grupos… ele começou tocando covers com o Unit Four… em 67 gravou o seu primeiro compacto com o Shame, depois gravaria outro com os Shy Limbs e também passaria um tempo com os Gods, junto de Ken Hensley, futuro Uriah Heep… até que, em 69, Robert Fripp o chamou para um novo projeto: o King Crimson.

2

Greg Lake seria o vocalista do novo grupo… só havia uma condição: ele teria que trocar a sua guitarra pelo baixo, pois a posição de guitarrista seria de Fripp… e assim nascia um dos grupos fundadores da linguagem progressiva… para essa primeira parte, nós selecionamos faixas dos dois primeiros álbuns do King Crimson, “In the Court of the Crimson King” de 69 e “In the Wake of Poseidon” de 70.

Vocês ouviram “21st Century Schizoid Man”, “The Court of the Crimson King” e “In the Wake of Poseidon”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar lembrando o grande Greg Lake, outra vítima do ceifador implacável, que estava muito ativo durante o ano de 2016…

3

Desde o começo, a repercussão do King Crimson foi grande, com o grupo sendo alçado para os primeiros escalões do rock inglês nessa nova linguagem musical que estava nascendo, o progressivo… mas, na bem sucedida tour americana de 69 eles tiveram como banda de apoio o Nice de Keith Emerson… e com isso surgiu a ideia de um novo projeto…

4

Greg Lake deixaria o King Crimson em abril de 1970 para formar o novo grupo junto com Keith Emerson e com o baterista Carl Palmer, ex-Atomic Rooster… e o E.L.P. se tornaria um dos maiores sucessos do rock dos anos 70, com uma sonoridade marcante, onde a complexidade e a fusão de elementos da música sinfônica não os impendiam de lotar estádios e vender milhões de cópias de seus álbuns… pois as gravadoras ainda não haviam resolvido deixar de divulgar o progressivo.

Greg Lake teria uma carreira longa e movimentada depois do ELP, que voltaria nos anos 90 e faria sua última apresentação no High Voltage Festival, em Londres, em 2010… Emerson escolheu deixar nossa mísera realidade em março de 2016… e, em sete de dezembro, foi a vez de Lake atravessar a barreira insondável, outra voz silenciada em um ano de grande tristeza e que levou muitas outras.

5

Vocês ouviram o Emerson, Lake and Palmer com “Knife-edge”, “Lucky Man”, “From the Beginning” e “Jerusalem”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com… que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin … lá você pode fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… vamos encerrar com uma antológica versão à capela da clássica “Epitaph” do King Crimson, o tom apropriado para celebrar outro clamor silenciado da era progressiva… até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

KING CRIMSON

BG – PICTURES OF A CITY

1. 21st CENTURY SCHIZOID MAN – 7:24

2. THE COURT OF THE CRIMSON KING – 9:23

3. IN THE WAKE OF POSEIDON – 7:57

BG – I TALK TO THE WIND

TOTAL – 24:44

EMERSON, LAKE & PALMER

BG – THE BARBARIAN

4. KNIFE-EDGE – 5:07

5. LUCKY MAN – 4:38

6. FROM THE BEGINNING – 4:18

7. JERUSALEM – 2:44

BG – KARN EVIL 9: 2nd IMPRESSION

TOTAL: 25:36

ENCERRAMENTO – KING CRIMSON

8. EPITAPH – 8:49

TOTAL GERAL – 50:20

Ouça o Art Rock com Greg Lake que foi ao ar no dia 17/12/2016, clicando aqui.

Anúncios

3 Respostas to “Greg Lake”

  1. walber frança Says:

    Lamentável perda no Rock Progressivo e na música de qualidade no geral. Greg foi um dos precursores da musica progressiva.

  2. Gláucio Campelo Says:

    O programa em homenagem ao Lake ficou muito bom. A versao “a capella” de Epitaph foi de arrepiar, bonita mesmo. Paz a ele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: