Star One

“Boa noite, no programa de hoje vamos fazer uma passagem pelo lado mais pesado do progressivo, com um dos projetos do prolífico multi-instrumentista sueco Arjen Lucassen… o Star One.

Já trouxemos esse grupo a muito tempo no programa, na época do seu primeiro álbum, em 2002… mas, como faz muito tempo, não custa lembrar um pouco da história de mais esse projeto bem sucedido de Arjen Lucassen, que já era considerado uma das estrelas em ascensão do prog. europeu, depois dos celebrados álbuns do seu grupo, o Ayreon.

Em 2001, Lucassem havia desenvolvido um projeto com a vocalista Astrid van der Veen: o Ambeon, mas a sonoridade era bem diferente, menos épica e pesada, do que seus trabalhos anteriores… por isso, em sua próxima investida, ele resolveu voltar para um som mais dominado pelas guitarras, que conservasse o aspecto conceitual, mas sem mergulhar na complexidade das óperas-rock do Ayreon… surgia assim o Star One.

O nome era uma homenagem à lendária série de ficção científica britânica “Blake’s 7”, e o grupo reunia vocalistas convidados dos grupos Symphony X, Threshold, After Forever e do próprio Ayeron… o resultado foi “Space Metal”, uma viagem por temas de ficção interligados por uma narrativa comum, mas fruto de muitas influências diferentes… confiram um pouco desse belo trabalho do heavy progressivo.

Vocês ouviram o Star One com “Lift Off”, “The Eye of Ra”, “Starchild”, “Inseparable Enemies” e, para fechar, uma versão para a clássica “Space Oddity” de Bowie…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nessa segunda parte vamos trazer mais um pouco do Star One… agora com o seu segundo álbum: “Victims of the Modern Age” de 2010.

O primeiro trabalho era para ser uma investida isolada e não o surgimento de um novo grupo… e, na verdade, era isso mesmo… mas, em 2009 Arjen Lucassen desenvolveu outro projeto paralelo em que deixava de lado o peso e as suas pirotecnias habituais: o Guilt Machine… e, logo depois, ele resolveu que era a oportunidade de voltar para o heavy prog com outro trabalho do Star One.

O álbum “Victims of the Mordern Age” sairia em 2010 e contava com o mesmo time de vocalistas Russell Allen, Damian Wilson, Floor Jansen e Dan Swanö… e mais Mike Andersson, Rodney Blaze , Joost van den Broek e nada menos que Tony Martin (ex-Black Sabbath) para completar.

Como da primeira vez, o resultado é um panorama sci-fi inspirado em muitas fontes diferentes, mas dessa vez o ambiente não é o espaço e sim o distópico parorama do nosso desolado planeta Terra, que já nos conferiu promessas de futuros radiantes, apenas para nos desapontar com a monótona melancolia da eterna decadência…

Vocês ouviram “Down the Rabbit Hole”, “Victim of the Modern Age”, “Cassandra Complex”, “Lastday” e, por ultimo “Knife Edge”, uma cover do grande Emerson, Lake & Palmer.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

STAR ONE

BG – HAWKWIND MEDLEY

1. LIFT OFF – 1:14

2. THE EYE OF RA – 7:35

3. STARCHILD – 9:05

4. INSEPARABLE ENEMIES – 4:15

5. SPACE ODDITY – 5:00

BG – MASTER OF DARKNESS

TOTAL – 27:09

STAR ONE

BG – IT’S ALIVE, SHE’S ALIVE, WE’RE ALIVE

6. DOWN THE RABBIT HOLE – 1:21

7. VICTIM OF THE MODERN AGE – 6:27

8. CASSANDRA COMPLEX – 5:24

9. LASTDAY – 4:47

10. KNIFE EDGE – 4:25

BG – CLOSER TO THE STARS

TOTAL: 22:24

TOTAL GERAL – 49:33

Ouça o Art Rock com Star One que foi ao ar no dia 24/06/2017, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: