Traveling Wilburys

“Boa noite, neste programa vamos trazer um momento já distante da carreira de uma figura respeitada em todas as muitas famílias do rock, que atravessou a barreira do hiperespaço em 2017… Tom Petty.

Nascido em Gainesville, na Florida, em 1950, Thomas Earl Petty decidiu cedo a se dedicar à música, aprendendo a tocar guitarra com o futuro Eagles Don Felder que era seu conterrâneo… e o seu primeiro grupo sério, o Mudcrutch, seria formado em 1970, atraindo alguma atenção na região e se mudando para a Califórnia para assinar um contrato com a Shelter Records a gravar um single em 75, antes de se separar…

Mas Tom Petty e o guitarrista Mike Campbell voltariam a se reunir com o tecladista Benmont Tench, que havia montado um novo grupo com o baixista Ron Blair e o baterista Stan Lynch… nascia assim o Heartbreakers… e, como além da guitarra solo Tom Petty seria também o vocalista, ele acabou assumindo a liderança.

Tom Petty and the Heartbreakers se tornaria um dos grandes grupos americanos do final dos anos 70 e além… e a simpatia de Petty o aproximaria de grandes nomes como Bob Dylan ou o Grateful Dead… ele também trabalharia com cinema e TV… mas, no programa de hoje, vamos nos focar em uma de suas colaborações mais celebradas: o supergrupo Traveling Wilburys, que George Harrison formou no final dos anos 80.

Vocês ouviram os Traveling Wilburys com “Handle with care”, “Dirty World”, “Last Night”, “Not Alone Any More”, “Congratulations”, “Tweeter and the Monkey Man” e “End of the Line”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos trazer mais um pouco do genial Traveling Wilburys, isso é: George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison, Jeff Lyne e Tom Petty…

O nome desse supergrupo veio de uma brincadeira de estúdio durante as gravações do álbum “Cloud Nine” de George Harrison, que contava com inúmeros convidados, entre eles o perfeccionista, Jeff Lyne, da Eletric Light Orchestra… cada vez que apareciam erros em algum aparelho, George dizia: “we’ll bury them in the mix”… brincando que eles poderiam “enterrar os erros no processo da mixagem”…

Wilbury acabou virando uma gíria… e, quando surgiu a ideia de montar um supergrupo, o nome acabou sendo abraçado por todos os integrantes, que se tornaram os irmãos Wilbury, cada qual adotando um nome diferente… Bob, Jeff, Tom, Roy e George se tornariam Lucky, Otis, Charlie T. Jnr., Lefty e Nelson… e ainda teria uma rica história inventada nos encartes pelo genial Michael Palin do Monty Python.

O álbum “Traveling Wilburys Vol. 1” de 88 seria um fenômeno mundial… e uma bela despedida para o grande Roy Orbison, que deixou nossa realidade ainda naquele ano… em 1990 eles voltariam a se reunir, lançando mais um álbum, batizado de “Vol. 3” apesar de nunca terem lançado um volume 2… e continuaram a surgir rumores de uma volta até George Harrison nos deixar em 2001… e, em 2017, foi a vez de Tom Petty…

Vocês ouviram “She’s my Baby”, “Inside Out”, “If you belonged to me”, “Devil’s been busy”, “Poor House”, “Cold dry place” e “Runnaway” com os Traveling Wilburys.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

TRAVELING WILBURYS

BG – MARGARITA

1. HANDLE WITH CARE – 3:19

2. DIRTY WORLD – 3:30

3. LAST NIGHT – 3:51

4. NOT ALONE ANY MORE – 3:25

5. CONGRATULATIONS – 3:30

6. TWEETER AND THE MONKEY MAN – 5:28

7. END OF THE LINE – 3:30

BG – MAXINE

TOTAL – 26:32

TRAVELING WILBURYS

BG – WILBURY TWIST

8. SHE’S MY BABY – 3:15

9. INSIDE OUT – 3:36

10. IF YOU BELONGED TO ME – 3:13

11. DEVIL’S BEEN BUSY – 3:18

12. POOR HOUSE – 3:17

13. COOL DRY PLACE – 3:37

14. RUNNAWAY – 2:31

BG – HEADING FOR THE LIGHT

TOTAL: 22:49

TOTAL GERAL – 49:21

Ouça o Art Rock com Traveling Wilburys que foi ao ar no dia 07/10/2017, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: