Automat & Jean-Michel Jarre

“Boa noite, hoje vamos começar trazendo o álbum “Automat” de Romano Musumarra e Claudio Gizzi, um trabalho lendário da música eletrônica italiana dos anos 70.


Essa história começa com a invenção do sintetizador MCS70… na época, o tecladista Romano Musumarra, do grupo La Bottega dell’Arte, contatou a EMI italiana com a intensão de gravar um álbum aproveitando as possibilidades do instrumento… e a gravadora deu o seu aval, indicando ainda outro músico, Claudio Gizzi, para ajudar no trabalho.

A dupla ainda contaria com a colaboração de Mario Maggi, o criador do MCS70, que aceitou trabalhar com os músicos por considerar que aquela seria uma boa maneira de divulgar o instrumento… e o resultado seria o álbum “Automat”, lançado em 78 e tendo na capa a imagem de um robô olhando seu reflexo na água, imitando a célebre pintura “Narciso” de Caravaggio.

O álbum se tornaria um cult da música eletrônica, mas foi um trabalho isolado e, no Brasil, as músicas acabaram se tornando mais conhecidas como trilha de comerciais e até temas de vinheta pela Rede Globo… Romano Musumarra, continuou com o La Bottega dell’Arte, e Claudio Gizzi também seguiria em frente, mas é mais lembrado pelo pseudônimo que já usava na época: Jean-Pierre Posit… vamos conferir então um pouco do que eles fizeram como uma dupla… o álbum “Automat”.

Vocês ouviram Romano Musumarra e Claudio Gizzi com “(The) Rise”, “(The) Advance”, “(The) Genus” e “Droid”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um trabalho mais recente de um dos grandes nomes da música eletrônica, o compositor e performer Jean-Michel Jarre.

Claro que quaisquer apresentações são desnecessárias, pois Jean-Michel Jarre é dos músicos mais conhecidos do mundo, seja por sua ampla discografia ou pelo impacto de suas épicas apresentações ao vivo, que foram se tornando mais e mais grandiosas até culminar no lendário show em Moscou para mais de três milhões e meio de pessoas, em 1997.

Já trouxemos Jean-Michel Jarre muitas vezes no programa, mas dessa vez selecionamos um pouco dos álbuns da sua série “Electronica”, em que o foram registradas colaborações com outros músicos, dos mais variados estilos e tendências, em uma colagem de sonoridades que vai de veteranos a grupos mais recentes.

Os álbuns “Electronica 1: The Time Machine” de 2015 e “Electronica 2: The Heart of Noise” de 2016 foram descritos por Jean-Michel Jarre como o trabalho mais ambicioso de sua carreira… e é um pouco desse esforço combinado de muitos talentos que nós selecionamos para a segunda parte do programa de hoje.

Vocês ouviram Jean-Michel Jarre com “Close Your Eyes” com o Air, “Travelator 2” com Pete Townshend, “A Question of Blood” com John Carpenter, “Zero Gravity” com o Tangerine Dream, “The Heart of Noise” com Rone e “Electress” com Hans Zimmer.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

AUTOMAT

BG – MECADENCE

1. (THE) RISE – 6:09

2. (THE) ADVANCE – 4:06

3. (THE) GENUS – 6:40

4. DROID – 5:26

BG – ULTRAVIOLET

TOTAL –22:20

JEAN-MICHEL JARRE

BG –AUTOMATIC (PART 1) (VINCE CLARKE)

5. CLOSE YOUR EYES (AIR) – 6:25

6. TRAVELATOR 2 (PETE TOWNSHEND) – 3:06

7. A QUESTION OF BLOOD (JOHN CARPENTER) 3:00

8. ZERO GRAVITY (TANGERINE DREAM) – 6:47

9. THE HEART OF NOISE (PART 1) (RONE) – 4:26

10. ELECTRESS (HANS ZIMMER) – 4:10

BG – SUNS HAVE GONE (MOBY)

TOTAL: 27:52

TOTAL GERAL – 50:12

Ouça o Art Rock com Automat & Jean-Michel Jarre que foi ao ar no dia 06/01/2018, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: