Triumvirat

“Boa noite, hoje teremos no programa um grande nome do progressivo germânico que hoje anda meio esquecido, apesar do grande impacto que teve nos anos 70… o Triumvirat, de Jürgen Fritz.

Surgido em 69, em Colônia, na região da Renânia, na Alemanha, o Triumvirat desde o começo se centrava em torno dos teclados de Hans-Jürgen Fritz… e eles foram muito influenciados pelo genial The Nice e, é claro, pelo Emerson, Lake & Palmer… o que os ajudou a conseguir um contrato com a EMI alemã, lançando o álbum “Mediterranean Tales: Across The Waters” em 72.

Na época, além de Jürgen Fritz, o trio contava ainda com o baterista Hans Bathelt e o baixista e vocalista Hans Pape, mas esse último seria substituído durante a gravação do álbum seguinte, “Illusions On a Double Dimple” de 74, e o seu lugar seria ocupado por Helmut Köllen… o resultado seria um trabalho complexo que mostrava todo o potencial do grupo, complementado pela Filarmônica de Colônia.

O álbum lançou o trio no cenário internacional, e a ótima repercussão os levou a excursionar pelos Estados Unidos, se estabelecendo com uma das promessas progressivas da Alemanha… e eles iriam consolidar essa posição com o genial “Spartacus” de 75, em que exploravam a história do líder da Revolta dos Escravos na antiga Roma… vamos conferir um pouco desse começo de carreira do Triumvirat.

Vocês ouviram “Be Home for Tea”, “Ride in the Night”, “Timothy”, “Million Dollars”, “The Capital of Power” e “The March to the Eternal City”… com o Triumvirat.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos trazer mais um pouco do Triumvirat, que chegou a anunciar um retorno em 2001, mas acabaria não dando muito certo…

Mesmo na época em que estavam no auge, o Triumvirat sempre teve problemas para se manter coeso… ao final da bem sucedida tour americana para o álbum “Spartacus”, o baixista e vocalista Helmut Köllen anunciou que estava saindo para a carreira solo… de volta à Alemanha, eles gravaram o álbum “Old Loves Die Hard” com Barry Palmer no nos vocais, mas os desencontros continuavam.

Daí por diante a história do Triumvirat ficaria ainda mais complicada… Jürgen Fritz aceitou trabalhar no disco solo de Helmut Köllen, e ele já tinha até concordado em voltar para o grupo para o novo álbum, inspirado na explosão do Vesúvio… infelizmente, Helmut deixaria a nossa realidade ainda naquele ano e o álbum “Pompeii” acabaria sendo lançado com uma formação diferente e usando o nome New Triumvirat.

Esse foi o último álbum progressivo do Triumvirat, retomando o tema romano que já estava no próprio nome do grupo… outros álbuns viriam, mas eram trabalhos pop que não resgatavam nem a emblemática figura do ratinho branco que estava nas capas dos seus melhores trabalhos… e como a volta do grupo ficou só na promessa, vamos trazer um pouco desse derradeiro trabalho conceitual, o álbum “Pompeii” de 77.

Vocês ouviram o Triumvirat com “The Earthquake 62 A.D.”, “Viva Pompeii”, “The Rich Man and the Carpenter” e “Vesuvius 79 A.D.”.

O Art Rock fica por aqui… o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na É Paraná, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

TRIUMVIRAT

BG – ACROSS THE WATERS

1. BE HOME FOR TEA – 3:39

2. RIDE IN THE NIGHT – 4:28

3. TIMOTHY – 4:11

4. MILLION DOLLARS – 3:17

5. THE CAPITAL OF POWER – 3:13

6. THE MARCH TO THE ETERNAL CITY – 8:47

BG – BROKEN MIRROR

TOTAL –27:35

TRIUMVIRAT

BG – DANCE ON THE VULCANO

7. THE EARTHQUAKE 62 A.D. – 6:21

8. VIVA POMPEII – 4:18

9. THE RICH MAN AND THE CARPENTER – 5:59

10. VESUVIUS 79 A.D. – 6:34

BG – JOURNEY OF A FALLEN ANGEL

TOTAL: 23:12

TOTAL GERAL – 50:47

Ouça o Art Rock com Triumvirat que foi ao ar no dia 21/01/2018, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: