Electric Mud

“Boa noite, hoje no programa vamos trazer um grupo da nova geração do progressivo germânico, o Electric Mud, que foi uma indicação do nosso amigo Rubens Sílvio…

Na verdade, esse não foi o primeiro grupo alemão a se inspirar no nome de um dos álbuns clássicos do grande patriarca Muddy Waters… o primeiro Electric Mud foi um pioneiro do lado mais pesado do krautrock e havia lançado um único álbum em 71… mas, para o programa de hoje, nós vamos trazer um grupo muito mais recente, que evoluiu a partir da dupla formada por Hagen Bretschneider e Lennart Hüper…

Os dois haviam começado a explorar os limites do rock em 2011, e o seu primeiro trabalho conjunto foi o álbum “Dead Cat on a Railroad Track”, lançado em 2013, um material construído apenas por guitarra e baixo acompanhado de drum machine… o resultado foi bem recebido e a dupla de Hannover lançaria em 2015 o álbum “Lunatic Asylum”, que contava com Nico Walser na guitarra e sintetizadores.

Deixando de lado uma proposta originalmente calcada no blues rock o que emergiria com o tempo seria uma sonoridade que eles chamaram de pós-progressivo… e nós vamos começar o programa de hoje trazendo um pouco do álbum “Wrong Planet” de 2016… mas primeiro, uma surpresa que o nosso amigo Rubens Sílvio nos ajudou a conseguir: uma mensagem do Electric Mud para os ouvintes do nosso programa…

Vocês ouviram “Foreign Fields”, “Liquid Sky”, “Deep Sand” e “Empire of the Sun” com o Electrick Mud.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar agora trazendo um trabalho mais recente do Electric Mud… seu álbum de 2018, “The Deconstruction of Light”.

A boa recepção do álbum “Wrong Planet”, mostrava bem que ainda existe espaço para um rock instrumental, com paisagens sonoras que formam um conjunto próprio, onde os prog heads veteranos podem reconhecer a amálgama de muitas influências… de grupos britânicos como o Pink Floyd e o King Crimson aos germânicos do Tangerine Dream e do Cluster…

E o Electric Mud voltaria à carga com o álbum “The Deconstruction of Light” de 2018, mantendo a sua atitude independente, sem se subordinar às expectativas há muito desgastadas da antiquada e conservadora tirania mercadológica… felizmente o cenário alternativo continua capaz de produzir iniciativas surpreendentes.

Foi na divulgação do álbum “The Deconstruction of Light” que esse grupo chegou ao alcance do nosso colega Rubens Sílvio, que nos propiciou o material selecionado para o programa de hoje e também o contato para a mensagem que eles enviaram para o nosso programa… vamos conferir um pouco desse belo registro do Electric Mud.

Vocês ouviram o Electric Mud com “Black Dog”, “Suburban Wasteland Blues” e “Heads in Beds”.

O Art Rock fica por aqui, o programa teve a produção de Vidal Costa e de Beto Bittencourt, a apresentação de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… … tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELECTRIC MUD

BG – WRONG PLANET

1. FOREIGN FIELDS – 6:20

2. LIQUID SKY – 8:48

3. DEEP SAND – 4:37

4. EMPIRE OF THE SUN – 5:03

BG – RABBIT HOLE

TOTAL: 24:47

ELECTRIC MUD

BG – CANARY IN A CATHOUSE

1. BLACK DOG – 5:46

2. SUBURBAN WASTELAND BLUES – 4:03

3. HEADS IN BEDS – 11:50

BG – THROUGH THE GATES

TOTAL: 21:39

TOTAL GERAL – 46:26

Ouça o Art Rock com Electric Mud que foi ao ar no dia 22/09/2018, clicando aqui.

Uma resposta to “Electric Mud”

  1. […] Olá ouvintes do Art Rock! O programa de 10-07-2021, foi um reprise com o Van der Graaf Generator! Confiram este programa clicando aqui! […]

Deixe um comentário