Eloy

“Boa noite, hoje teremos no programa uma das lendas vivas do progressivo germânico, o grande Eloy…

O Eloy é uma presença frequente aqui no Art Rock… e, como todo bom fã de ficção sabe, o nome do grupo é uma referência aos belos e pacíficos Eloi, cativos dos canibais Morlocks, na obra clássica de H. G. Wells: “A Máquina do Tempo”…   e essa citação também apontava para a temática que dominaria a direção criativa do guitarrista Frank Bornemann, sempre voltada para o viés da fantasia e ficção.

Como único membro permanente do Eloy, Frank Bornemann seria também a figura dominante do grupo em todas as suas fases, desde o começo em 69 e pelas décadas seguintes… passando por sua fase mais celebrada em meados dos anos 70, depois pela decadência e pelo ressurgimento.

E um dos momentos mais importantes da reconquista do seu legado progressivo foi o lançamento em 98 do álbum “Ocean 2: The Answer”, uma continuação do duplo “The Ocean”, de 77 um dos clássicos do grupo… vamos conferir um pouco dessa retomada do Eloy de uma de suas criações mais viajantes…

Vocês ouviram o Eloy com “Reflections from the Spheres Beyond” e “The Answer”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vocês vão poder conferir um pouco do álbum “The Vision, the Sword and the Pyre – Part 1”, lançado em 2017 pelo Eloy, que se mantém em atividade em meio a essa devastada paisagem do decepcionante século XXI.

O álbum “Ocean 2: The Answer” acabou sendo o último trabalho de estúdio do Eloy por muito tempo… mas, uma década depois, o apelo dos fãs conseguiu convencer Frank Bornemann a voltar com o grupo, lançando “Visionary” em 2009, um trabalho muito bem recebido, que nós trouxemos na época aqui no Art Rock.

Depois seria a vez do ao vivo “Reincarnation on Stage”, registrando as tours que se seguiram e mostrando para as novas audiências uma amostra do repertório clássico do grupo e também das composições mais recentes… mas demoraria mais um bom tempo antes de um novo registro oficial do grupo.

Mas, em 2017, o grupo voltaria com o álbum “The Vision, the Sword and the Pyre – Part 1”, um novo trabalho conceitual, desta vez baseado na história de Joana D’Arc… que é interpretada pela cantora canadense Alice Merton… como sempre Frank Bornemann é o elo que liga essa criação com as fases anteriores do Eloy… e essa é anunciada como a primeira parte, indicando que podemos esperar mais desses decanos do progressivo germânico.

Vocês ouviram as faixas “The Age of the Hundred Years’ War”, “Early Signs… from a Longed-for Miracle”, “The Call”, “The Prophecy” e “The Sword… the Dawning of the Unavoidable” com o Eloy.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação foram de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com que foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… … tenham uma boa noite e até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

ELOY

BG – AWAKENING OF CONSCIOUSNESS

1. REFLECTIONS FROM THE SPHERES BEYOND – 13:00

2. THE ANSWER – 11:19

BG – SERENITY

TOTAL – 24:19

ELOY

BG – LES TOURELLES

3. THE AGE OF THE HUNDRED YEAR’S WAR – 4:17

4. EARLY SIGNS… FROM A LONGED-FOR MIRACLE – 4:13

5. THE CALL – 5:51

6. THE PROPHECY – 4:40

7. THE SWORD… THE DAWNING OF THE UNAVOIDABLE – 5:54

BG – VAUCOULERS

TOTAL: 24:55

TOTAL GERAL – 49:14

Ouça o Art Rock com Eloy que foi ao ar no dia 08/12/2018, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: