Galahad

“Boa noite, no programa de hoje vamos atender à sugestão do nosso ouvinte de longa data, João Cucci Neto, que pediu um programa especial com o grupo folk alemão Galahad…

O tema Arturiano sempre foi muito popular no mundo do rock e em especial no progressivo, por isso, não é de se admirar que o nome de Sir Galahad, o Puro, tenha sido escolhido mais de uma vez por grupos de países diferentes… o mais conhecido é o grupo inglês de neo prog fundado em 1985 e contemporâneo do Marillion e IQ… mas, curiosamente, no mesmo ano surgia na Alemanha um outro Galahad, trazendo um som bem diferente.

Esse grupo germânico surgiu na cidade de Dinslaken, no Baixo Reno, e foi criado pelo vocalista, flautista e guitarrista Paul Alexander Jost… no começo, eles eram um quarteto acústico, mas já eram voltados para uma concepção própria do folk rock, em que mandolins e gaitas de foles se entrelaçam com solos de guitarra ou passagens de flauta e com temáticas explicitamente medievais.

Podemos claramente identificar ecos do grande Jethro Tull… mas, nem por isso, o Galahad deixa de ter sua própria sonoridade, que já foi chamada a de trilha sonora perfeita para um jogo de RPG medieval… o primeiro registro foi “Sir Galahad” de 85… eles seguiriam em frente, mas só ganhariam mais reconhecimento a partir do álbum “The Returno of the Piper” de 97… e é um pouco desse trabalho, e de “Myrddin” de 2000, que vocês vão conferir na primeira parte do programa de hoje.

Vocês ouviram “The Lady of Corvic”, “The Return of the Piper”, “Gaudete”, “Celtic Queen”, “The Leaving of Iishmore” e “Girl From the Woods”, com o Galahad.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar trazendo o som do grupo folk alemão Galahad… um exemplo do encontro de temporalidades que se mantem mais conhecido no cenário do folk rock europeu.

Além da liderança de Paul Alexander Jost, o Galahad conta com as vocalistas Tina de Vlinder e Jekka van de Veer, o tecladista Ralf Veith, o guitarrista Dieter Horlitz, o baterista Jens Gronwald e o baixista Peter Huntenburg… e eles têm se mantido muito ativos, participando com frequência dos festivais folk e lançando trabalhos ocasionais.

Existe na Europa um rico universo voltado para a música com inclinações barrocas, renascentistas e medievais, no qual se misturam grupos que buscam reconstruir a sonoridade autêntica com outros que exploram as possibilidades do crossover de linguagens.

É neste campo de muitas encruzilhadas que o Galahad trafega, em momentos lembrando o grupo de Ian Anderson, para depois soar como o Fairport Convention da época de Sandy Denny, mas sempre procurando tecer a sua própria tapeçaria sonora… vamos fechar com faixas do seu álbum “Incredibile” de 2011 e do EP “Season’s Greetings” de 2014…

Vocês ouviram o Galahad com “After Rising There will be Fall”, “Incredibile Galahad”, “Tender Crazy”, “Back in my Arms”, “Rookie’s Rondo”, “Buy a Cage (Spring)” e “Wonderland (Autumn)”.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação foram de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com, ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

GALAHAD

BG – LAST SUMMER DAYS

1. THE LADY OF CORVIC – 5:11

2. THE RETURN OF THE PIPER – 6:00

3. GAUDETE – 2:47

4. CELTIC QUEEN – 4:47

5. THE LEAVING OF INISHMORE – 3:04

6. GIRL FROM THE WOODS – 4:00

BG – EXPERIENCE

TOTAL – 25:49

GALAHAD

BG – NEXT STEP

7. AFTER RISING THERE WILL BE FALL – 3:32

8. INCREDIBILE GALAHAD – 3:41

9. TENDER CRAZY – 3:27

10. BACK IN MY ARMS – 4:17

11. ROOKIE’S RONDO – 2:49

12. BUY A CAGE (SPRING) – 4:08

13. WONDERLAND (AUTUMN) – 2:52

BG – WOLKESTEINS TANZ

TOTAL: 24:46

TOTAL GERAL – 50:35

Ouça o Art Rock com Galahad que foi ao ar no dia 02/03/2019, clicando aqui.

2 Respostas to “Galahad”

  1. Escrevo para agradecer o atendimento à minha sugestão e para dizer que o Galahad me surpreendeu – é ainda melhor do que eu esperava. Excelente programa, como sempre. Parabéns e, novamente, obrigado.

    • Art Rock Says:

      Olá João! Ficamos muito felizes que tenha gostado! Para nós é um prazer receber sugestões dos nossos ouvintes e poder atendê-los!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: