Ken Hensley

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a um dos grandes tecladistas do rock inglês dos anos 70, a força criativa por trás dos melhores momentos do decano do heavy-prog… o Uriah Heep.

Estamos nos referindo a Ken Hensley, que já era um veterano de muitos grupos quando entrou para o Spice em 69, pouco antes deles mudarem de nome para Uriah Heep… e ele se tornaria uma das estrelas do grupo, juntamente com o guitarrista Mick Box e o vocalista David Byron.

Além dos teclados, Ken Hensley também tocava guitarra acústica e até colaborava nos vocais, sendo também um dos principais compositores do Heep, até a sua saída, depois do álbum “Conquest” de 1980… a partir daí, ele tentaria levar adiante a sua carreira solo, que já contava com dois belos trabalhos: “Proud Words on a Dusty Shelf” de 73 e “Eager to Please” de 75.

Mas ele não iria muito longe… sua nova investida solo renderia apenas o álbum “Free Spirit”… depois disso ele se juntaria ao grupo americano Blackfoot onde ficaria até 85… chegou a pensar em se retirar do mundo da música, mas foi voltando aos poucos e, a partir do final dos anos 90, retomaria a sua carreira com força total… vamos começar com “Running Blind” de 2002, seu primeiro trabalho solo depois de 21 anos de silêncio.

Vocês ouviram “Overture: La Tristeza Secreta de um Corazon Gitano”, “Prelude: A Minor Life”, “You’ve Got it (The American Way)”, “Free Spirit”, “Movin’In” e “Let me be me” com Ken Hensley.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar trazendo um pouco da carreira solo do tecladista Ken Hensley, que depois do seu retorno começou uma fase bem prolífica.

A primeira investida dessa nova fase foi a Hensley Lawton Band, que ele formou com o vocalista John Lawton, que havia substituído David Byron no Uriah Heep… e eles lançariam em 2000 o álbum “The Return”… mas sua carreira solo recomeçaria mesmo em 2002 com o álbum “Running Blind”, que contava entre outros com a participação do amigo John Wetton e do guitarrista Dave Kilminster (da banda de Roger Waters) e o baixista Andy Pyle (dos Kinks e Wishbone Ash).

Ele excursionaria com o seu grupo de apoio, o Free Spirit, e continuaria a lançar trabalhos nos anos seguintes, inclusive a ambiciosa ópera-rock “Blood on the Highway”, que, além de John Lawton, contou com outras participações de peso como Glenn Hughes, Ian Paice, Jorn Land e Eve Gallagher.

Depois que se mudou para a Espanha, ele continuou no mesmo ritmo, passando a gravar e excursionar com um novo grupo de apoio, o Live Fire, com quem já lançou quatro álbuns, incluindo “Live in Russia”, que saiu em julho de 2019… mas ele fica para outro programa, para essa segunda parte selecionamos um pouco da sua autobiográfica opera-rock “Blood on the Highway” de 2007.

Vocês ouviram Ken Hensley com “We’re on our Way”, “Blood on the Highway”, “It Won’t Last”, “Okay (This House is Down)” e “The Last Dance (El Gitano Viejo)”.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação são de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com, ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

KEN HENSLEY

BG – THE FINAL SOLUTION

1. OVERTURE ‘LA TRISTEZA SECRETA DE UN CORAZON GITANO – 2:29

2. PRELUDE: A MINOR LIFE – 2:54

3. OUT OF MY CONTROL – 5:01

4. YOU’VE GOT IT (THE AMERICAN DREAM) – 3:29

5. FREE SPIRIT – 3:42

6. MOVIN’IN – 4:03

7. LET ME BE ME – 2:49

BG – IT’S UP TO YOU

TOTAL – 24:26

KEN HENSLEY

BG – (THIS IS) JUST THE BEGINNING

8. WE’RE ON OUR WAY – 4:49

9. BLOOD ON THE HIGHWAY – 3:54

10. IT WON’T LAST – 5:22

11. OKAY (THIS HOUSE IS DOWN) – 3:55

12. THE LAST DANCE (EL GITANO VIEJO) – 8:25

BG – I DID IT ALL

TOTAL: 26:24

TOTAL GERAL – 50:50

Ouça o Art Rock com Ken Hensley foi ao ar no dia 31/08/2019, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: