Grateful Dead

Boa noite, hoje teremos um programa dedicado ao grande poeta do Grateful Dead, Robert Hunter, que mergulhou no vórtice entre as múltiplas realidades, alcançando finalmente o mundo que antes só tocara com sua prodigiosa imaginação.

Já trouxemos o Grateful Dead muitas vezes no programa… mas sempre é bom registrar que eles eram mais do que um grupo de rock… eles foram um fenômeno em muitas mídias, que deu materialidade aos conceitos e práticas do movimento de contracultura dos anos 60, estendendo-o pelas décadas seguintes.

E Robert Hunter foi o letrista de muitas das faixas clássicas do Dead, colaborando com o amigo Jerry Garcia e ajudando a construir a poética do grupo, que era grandemente responsável pelo lirismo viajante mesmo de álbuns acústicos como “Working Man’s Dead” e “American Beauty”, onde o folk rock tomava o lugar do experimentalismo psicodélico.

Hunter seguiria colaborando com o grupo conforme a sua popularidade ia criando o universo paralelo formado por sua legião de fãs, os famosos dead heads… e nessa primeira parte vamos trazer composições suas, extraídas dos álbuns “Aoxomoxoa” de 69 e “American Beauty” de 70.

Vocês ouviram o grande Grateful Dead com “St. Stephen”, “China Cat Sunflower”, “Dark Star”, “Box of Rain”, “Ripple” e “Truckin’”.

A gente volta já

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E nós vamos continuar lembrando o genial Robert Hunter, que deixou a nossa realidade muito menos interessante ao atravessar a barreira do hiperespaço no melancólico setembro de 2019.

Em 95, os membros sobreviventes do Grateful Dead decidiram de comum acordo pela separação, pois não fazia sentido levar o grupo adiante depois da partida prematura de Jerry Garcia… eles seguiram em frente com trabalhos solo e também com reuniões em que usaram os nomes The Other Ones, The Dead e Furthur… e Robert Hunter também continuou em atividade.

Ele colaboraria como letrista em trabalhos de Elvis Costello, Bruce Hornsby, Bob Dylan e também com os New Raiders of the Purple Sage e muitos outros… ele também publicou livros de poemas e levou em frente a sua própria carreira solo, que havia começado em 74 com o álbum “Tales of the Great Rum Runners”.

Depois do álbum “Carolina Moonrise”, em colaboração com Jim Lauderdale, ele fez uma tour para pagar as contas médicas devidas a um problema de abcesso na coluna… mas ele continuou firme, recebendo o reconhecimento da mídia principalmente pela sua obra em colaboração com Jerry Garcia… e é mais um pouco dessa parceria lendária que nós vamos trazer nesta segunda parte, agora com faixas dos álbuns “Blues for Alah” de 75 e “Terrapin Station” de 77.

Vocês ouviram “Help on the Way / Slipknot” e a suite “Terrapin Station Part I” com o Grateful Dead.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação são de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com, ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

GRATEFUL DEAD

BG – BERTHA

1. ST. STEVEN – 4:26

2. CHINA CAT SUNFLOWER – 3:40

3. DARK STAR – 2:44

4. BOX OF RAIN – 5:18

5. RIPPLE – 4:10

6. TRUCKIN’ – 5:17

BG – PLAYING IN THE BAND

TOTAL – 25:35

GRATEFUL DEAD

BG – UNBROKEN CHAIN

7. HELP ON THE WAY / SLIPKNOT – 7:21

8. TERRAPIN STATION PART I – 16:28

BG – SCARLET BEGONIAS

TOTAL: 23:49

TOTAL GERAL – 49:24

Ouça o Art Rock com Grateful Dead foi ao ar no dia 28/09/2019, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: