Yezda Urfa

Boa noite, no programa de hoje vamos atender ao pedido do nosso ouvinte Augusto da Veiga, que sugeriu um excelente grupo americano que infelizmente só lançou dois álbuns… o Yezda Urfa.

Apesar do nome, esse grupo foi formado em Chicago, nos Estados Unidos, por um grupo de garotos que ainda estavam no ensino médio em 73 quando resolveram se reunir, buscando um nome com inspiração do Oriente Médio, extraído da combinação de Yazd (no Irã) com Urfa (na Turquia)… e, adaptando, ficou Yezda Urfa.

Extremamente talentosos e inspirados pelo impacto do progressivo inglês, em especial de grupos como o Yes e o Gentle Giant, os garotos se dedicaram com afinco e, depois de mais de um ano de apresentações ocasionais e gravações caseiras, resolveram gravar um trabalho mais profissional, e o resultado foi o álbum “Boris”, uma demo com uma prensagem de apenas 300 cópias, que eles enviariam para várias gravadoras sem despertar nenhum interesse.

O ano era 1975 e os interesses da indústria cultural americana já haviam começado a transição para um som mais comercial… mas eles tentaram de novo, gravando em 76 o álbum “Sacred Baboon”, que também não seria lançado na época… eles continuaram por um tempo, mas se separaram de vez em 81… e só em 89 o trabalho do Yezda Urfa foi descoberto, por acaso… confiram um pouco do som que foi ignorado nos anos 70…

Vocês ouviram o Yezda Urfa com “Boris And His 3 Verses”, “Texas Armadillo”, “Give ‘Em Some Rawhide Chewies”, “To-Ta In The Moya” e “(My Doc Told Me I Had) Doggie Head”.

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Vamos continuar com o Yezda Urfa, um grupo que foi resgatado anos depois de sua separação, ganhando muitos fãs, mesmo não tendo voltado à atividade…

A história da redescoberta do Yezda Urfa começou em 89, quando uma cópia do velho disco demo deles, “Boris”, apareceu em uma loja de discos e foi ouvido por Peter Stoller, que ficou muito impressionado e apresentou o trabalho para Greg Walker, da Syn-Phonic Records… ele foi atrás do grupo e também recuperou o material do álbum “Sacred Baboon”, que havia ficado engavetado desde 76.

Mas, o renovado interesse pelo som do grupo não foi o suficiente para trazê-los de volta à ativa… todos já estavam envolvidos há muito tempo em outros trabalhos, e nem a renascença progressiva dos anos 90 foi capaz de despertá-los… em 2002 foi lançada uma edição expandida de “Boris” e, finalmente, depois de 10 anos de insistência, os membros do grupo aceitaram uma proposta para uma reunião no NEARfest de 2004.

 

Só o guitarrista Mark Tippins, o baixista Marc Miller e o baterista Brad Christoff participariam… o vocalista Rick Rodenbaugh e o tecladista Phil Kimbrough seriam substituídos por Ron Platt e Mike Barry… mas o resultado seria um único show em 10 de julho de 2004, que seria gravado e lançado em CD… e que vocês vão poder conferir a partir de agora aqui no Art Rock…

Vocês ouviram “3, Almost 4, 6, Yea”, “L.A.” e “The Basis of Dubenglazy While Dirk Does the Dance” com o Yezda Urfa.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação são de Vidal Costa e a edição de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com, ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

YEZDA URFA

BG – THREEE TONS OF FRESH THYROID GLANDS

1. BORIS AND HIS 3 VERSES – 2:51

2. TEXAS ARMADILLO – 1:54

3. GIVE ‘EM SOME RAWHIDE CHEWIES – 3:53

4. TO-TA IN THE MOYA – 10:17

5. (MY DOC TOLD ME I HAD) DOGGIE HEAD – 5:05

BG – FLOW GUIDES AREN’T MY BAG

TOTAL – 23:41

YEZDA URFA

BG – GIVE ‘EM SOME RAWHIDE CHEWIES

6. 3, ALMOST 4, 6, YEA – 11:28

7. L.A. – 4:11

8. THE BASIS OF DUBENGLAZY WHILE DIRK DOES THE DANCE – 11:05

BG – TO-TA IN THE MOYA

TOTAL: 26:44

TOTAL GERAL – 50:25

Ouça o Art Rock com Yezda Urfa foi ao ar no dia 05/10/2019, clicando aqui.

2 Respostas to “Yezda Urfa”

  1. veiga2008 Says:

    Olá Vidal e equipe. Muito obrigado. Foi maravilhoso ouvir o som dessa banda e conhecer um pouco da sua história. Parabéns pelo belo trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: