IZZ

“Boa noite, no programa de hoje vamos trazer uma sugestão do nosso amigo Almir Octávio, um grupo americano com uma longa carreira, mas pouco conhecido fora do circuito progressivo… o IZZ.


Formado em New York no final dos anos 90, o IZZ surgiu em torno dos irmãos Tom e John Galgano, ambos vocalistas e tecladistas, mas que também cuidariam ocasionalmente das guitarras e baixo… e, no começo, eles formariam um grupo com um conhecido da faculdade, Greg Dimiceli, que traria o amigo Brian Coralian para dividir com ele a bateria e percussão… o guitarrista Paul Bremner e o baixista Phil Gaita completavam o time, mas era ainda uma coisa informal…

Em 98 eles conseguiram lançar o álbum “Sliver of the Sun”, e em 2002, seria a vez de “I Move”… nessa época, John assumiria o baixo, devido à saída de Phil Gaita… mas o grupo continuaria sem muita direção até 2005, quando a entrada das vocalistas Laura Meade and Anmarie Byrnes adicionou o elemento que faltava… e o álbum “My River Flows” foi muito bem recebido pela mídia progressiva.

O grupo já era figura frequente nos festivais progressivos, mas a nova formação seria uma das atrações do NEARFEST 2007… e seus trabalhos seguintes… “The Darkened Room” e “Crush of Night” refletiriam essa ótima fase… vamos /2019, Terra Incognita 2012, 2014, 2019 and Nearfest 2007. IZZ released their latest studio album, Don’t Panic, in May 2019.

IZZ’s musicians are talented multi-instrumentalists and adept at multi-part vocal harmonies. Lead vocals are shared between the Galgano brothers (Tom and John), while the percussion duties are split in a decidedly unique way: Greg DiMiceli plays an acoustic kit while Brian Coralian uses his various acoustic and electronic percussives to accent and enhance the rhythmic structure of IZZ’s tunes. The result is a fascinating palette of sounds and a bold statement in a genre where fans and musicians too often cringe at the thought of any kind of electronic percussion. Guitarist Paul Bremner brings his own emotional, virtuosic guitar work into the mix and along with John on bass and Tom on keyboards, round out the instrumentation. The stunning voices of Anmarie Byrnes and Laura Meade on lead and backing vocals complete the unique IZZ soundconferir um pouco desses belos trabalhos do IZZ…

Vocês ouviram “Deception”, “Can’t Feel the Earth (part 2)” e “Words and Miracles” com o IZZ.

A gente volta já.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer um pouco do álbum de 2019 do IZZ, um trabalho que já no título mostra sua inspiração na genial obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams…

O nome do álbum, “Don’t Panic”, é uma citação da frase emblemática usada por Adams para ilustrar a necessidade de manter a calma para enfrentar as loucuras de um multiverso sem sentido, sempre levando junto, é claro, a imprescindível toalha que é a marca do bom mochileiro… e o IZZ mostra que sabe trilhar o seu caminho pelas espaço-vias expressas construídas pelos tediosos Vogons, pois até a resposta para a pergunta definitiva… o número 42… está presente nesse trabalho antológico do grupo.

Fazia algum tempo desde o último álbum de estúdio, “Everlasting Instant” de 2015… desde então, eles só tinham lançado a coletânea “Ampersand, vol. 2”, reunindo trabalhos inéditos… mas o IZZ não perdeu a sua coesão e nem a força da sua sonoridade.

Com esse álbum, o grupo dos irmãos Galgano mostra que está longe de ter esgotado a sua criatividade, mesmo depois de 20 anos desde seu primeiro registro… eles se mantiveram juntos e não se descaracterizaram em busca da miragem do sucesso… talvez isso ajude a explicar um pouco da qualidade do trabalho que vocês vão poder conferir a partir de agora, aqui no Art Rock…

Vocês ouviram o IZZ com “Don’t Panic”, “42” e “Six String Theory”.

O Art Rock fica por aqui, o programa foi criado por Vidal Costa e Beto Bittencourt, a produção e a apresentação são de Vidal Costa e a edição e remasterização de Abílio Henrique… obrigado pela audiência e continuem na Paraná Educativa, 97.1… visite o nosso Blog em https://artrock.wordpress.com, ele foi idealizado e é administrado pela nossa querida amiga Ana Barbara Vicentin, lá você poderá fazer downloads do conteúdo do programa e também deixar o seu recado… tenham uma boa noite e até a semana que vem.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

IZZ

BG – STUMBLING

1. DECEPTION – 7:17

2. CAN’T FEEL THE EARTH (PART 2) – 10:37

3. WORDS AND MIRACLES – 7:18

BG – ALMOST OVER

TOTAL – 25:40

IZZ

BG – MOMENT OF INERTIA

4. DON’T PANIC – 4:25

5. 42 – 18:41

6. SIX STRING THEORY – 2:07

BG – AGE OF STARS

TOTAL: 24:26

TOTAL GERAL – 50:06

Ouça o Art Rock com IZZ foi ao ar no dia 16/11/2019, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: