O programa Art Rock

Progama da Rádio Educativa FM 97.1 com mais de 15 anos de trabalho ininterruptos, vai ao ar todos os sábados às 23:00h.

Apresentação: Vidal Costa.
Edição: Abílio Henrique.
Produção: Vidal Costa e Beto Bitencourt.
Colaborações: Ana Barbara Vicentin e Ana Paula Vicentin.
Edição na Internet: Ana Barbara Vicentin.

Curitiba – Paraná – Brasil.

O programa pode ser ouvido pela Internet, no link  http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo.php

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

A equipe do programa Art Rock esclarece que não pretende promover nenhuma forma de pirataria. O material disponibilizado aqui para donwload foi extraído na íntegra do programa, e é apresentado com o intuito de divulgar esse estilo de música em todas as suas formas. A mixagem da rádio é mantida, assim como a apresentação do locutor e, além disso, não são oferecidas versões em alta resolução.

The Art Rock team wishes to state that we are not promoting piracy in any form. The songs made available for downloading here have been taken from the radio show and are being offered as a means to spread the knowledge regarding this kind of music. Both the radio mix and the host presentation have been kept, and no high resolution version of the songs can be found here.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

52 Respostas to “O programa Art Rock”

  1. Fico muito feliz em saber que o Art Rock está na rede! Ouço o porgrama a uns dois anos e descobri muita coisa boa! Gostaria de sugerir especiais com Jericho, Almendra, Focus, Gong, O Terço, Som Imaginário…
    Um grande abraço a todos! Vocês manjam muito!

  2. artrock Says:

    Que bom Lucas! Sugestões anotadas! abraços a você também!!

  3. Nanda Says:

    Olá Vidal,
    Estava devendo o comentário sobre seu blog… e mexendo em tudo descobri que posso dar minha opnião aqui mesmo..
    Gostei da idéia.. não tenho acompanhado muito o programa (na escuta) mas, pelo que percebi, tudo o que você apresenta aparece no blog, certo??
    O comentário do Lucas Jeison sugere especial com o “O Terço” … to com ele..
    Abraços.. ´
    Até breve

  4. Olá!, aqui quem vos fala é a Ana Barbara, que edita este blog: Art Rock. Exatamente, neste blog podes fazer seus comentários e resgatar a qualquer momento os programas que foram apresentados na rádio. A frequência de atualização é semanal, então, podes aproveitar!
    Abraços!

  5. Boa tarde amigos, tudo bem?

    Quem escreve é Eliton Tomasi, sou o ex-editor da revista Valhalla (Rock Hard Brasil).

    Atualmente tenho uma empresa chamada SOM DO DARMA que presta serviços de management, booking e assessoria de imprensa para bandas de jazz, rock progressivo e heavy metal.

    Gostaria de lhes enviar notícias periódicas dos meus artistas para divulgação no programa Art Rock. A maioria do meu cast tem o perfil do programa

    Aliás, parabéns pela idéia e conceito do programa. Fiquei sabendo dele através da lista ProgBrasil.

    Muito obrigado pela atenção

    Abraços

    Eliton Tomasi
    eliton@somdodarma.com.br

    Som do Darma – Produção e Comunicação em Cultura
    Rua Luzerne Proença Arruda, 128
    Sorocaba/SP CEP 18081-021 Brazil
    Tel/Fax +55 15 3211-1621
    http://www.somdodarma.com.br
    http://www.myspace.com/somdodarma
    eliton_tomasi@msn.com (MSN)

    Nossos Artistas / Our Artists:
    APOCALYPSE (www.myspace.com/apocalypsebr)
    AMYR CANTUSIO JR (www.myspace.com/projectalpha3)
    BANDA DO SOL (www.myspace.com/bandadosol)
    DEVENTTER (www.myspace.com/deventter)
    HELLISH WAR (www.myspace.com/warhellishwar)
    LAUDANY (www.myspace.com/laudany)
    LUMINA (www.myspace.com/luminaproject)
    RAVENLAND (www.myspace.com/ravenland)
    U-GANGA (www.myspace.com/uganga)

  6. Por nada Eliton! fique a vontade, pode nos enviar as notícias. Seu cometário está aqui, então, divulguemos!
    Abraços progressivos!

  7. ESSE MEU BLOG SO TEM MUSICAO DE PRIMEIRA RUDO Q E QUALIDADE MAIS E VOCES E QUE ESTAO DE PARABEMS PELO PROGRAMA EU JA CONHECIADA FM 96.5 SE NAU ME ENGANO ETRA PATROCINADO PELA HALEY DISCOS E OFICINAS DE MOTO EU TENHO O PROGRAMA GRAVADO EM FITA CASSETE ..VOCES SAO DEMAIS CONTINUEM MAOS CEM ANOS NO AR UM ABRAÇO A TODOS E SE POSSIVEL DIVULQUEM MEU BLOG PROGRESSIVO – OSDINOSSAUROSNUNCAMORREM.BLOGSPOT.COM.BR

  8. Vini Cesar Says:

    Caro Vidal, parce um clichê, mas fico imressionado como o que foi feito com pura intuição trás frutos tão espontâneos como este. Digitei o nome de uma das bandas que passei em minha vida para apresentar a um jovem, e vi que esteve no repertório do seu programa aí no sul. Quando montamos o Mr. Green nossa idéia era ter um vocal, mas na falta “de”, começamos esse trabalho esperimental. Acredite, tocávamos em festas, eventos da cidade como uma grande banda, atração que envolvia os jovens de 1990 que piravam na nossa loucura instrumental. O equivalente hoje a bandas covers ou raves. O tempo passa!!! Não digo que regredimos, mas quando olhamos para o que hoje acontece no cenário cultural-musical, dá saudade deste tipo de atitude. Sucesso ao seu programa e parabéns pela descoberta. Se precisar de mais infos stamos aí na atividade.

    • Vidal Costa Says:

      Muito obrigado pela força, Cesar… fiquei feliz de saber que você conheceu nosso programa. Quando conhemos o Mr. Green fizemos questão de rolar no Art Rock… foi um belo trabalho… você tem razão, o tempo passa… mas a mágica da boa música é que ela sobrevive, tanto quanto nos ajuda a sobreviver.

  9. Rodrigo Nickel Says:

    Lá em casa nas madrugadas de sábado já é sagrado: churrasquinho e art rock. Rock progressivo já é bom quando a gente ouve na rádio então é melhor ainda, porque é sempre uma surpresa. Parabéns!!!

  10. Franisco Resendes Says:

    Ola a todos,
    É muito bom saber que ainda ha pessoas de bom gosto neste país parabéns pela iniciativa e vida longa.

    Francsco – SP.Capital

  11. Elias Furtado Meirelles Says:

    Que bom este programa!Mesmo vivendo nos rincões de Minas Gerais,procuro acessar o blog sempre e gravar todos os programas.Dá até saudade dos tempos em que morava em Apucarana e ouvia aos sábados,na Rádio Folha FM de Londrina,o Raízes do Rock (tenho gravado em cassete até hoje).Vocês estão de parabéns!

  12. Rodrigo Nickel Says:

    Parabéns!!! Este último Art Rock estava sensacional!
    Beatles forever!!!

  13. welber lima Says:

    Estou muito agradecido por terem colocado o conjunto Camel em 24/02 obrigado , Conheci uma banda , a qual estou gostando muito , gostaria de deixar a voces o nome dela . para que possam toca-la augum dia em seu programa ” TEMPOS FUGITS ” Progressivo brasileiro e dos bons , gostaria de saber mais sobre esta banda. Abraços. e muito obrigado

  14. Rubens Silvio Says:

    Grande Vidal costa sou amigo do Benedito que tinha um programa na radio educativa e ouvia sempre o programa Art Rock, tenho uma radio on line em Curitiba dedico boa parte da programação ao Prog Rock, com bons programas, poderiamos conversar sobre isto, da uma olhada na minha radio. um abraço

    http://www.rstradiorock.com.br

    • Olá Rubens!!
      Obrigado pelo contato, passei a mensagem para o Vidal conversar contigo, por enquanto vou aproveitar e colocar o link da sua rádio na nossa lista de rádios que temos no blog.
      Equipe ArtRock

      • Gostaria de uma parceria para retransmitir ou então um programa, para a minha radio, já que boa parte da programação é progressivo, espero resposta.

        Abraços.

  15. welber lima duarte Says:

    Estou de volta ao site, mais importante mais facinante do Rock progressivo , aqui quem vos fala é welber da cidade pacata de Lavras-MG. Meu gosto pela Musica vem dos anos 70 e 80 , mas ando descobrindo alguma coisa do genero , mais recente.Mas gurda comigo os antigos Conjutos . Peços que voces toquem as musicas do conjunto Kansas (Minha Banda Predileta ) abraços

    • Vidal Costa Says:

      Olá Welber… tocaremos sem dúvida o grande Kansas, que também está entre os nossos favoritos! ]

      Aguarde…

  16. Kansas é uma boa banda, um marco no progressivo, e mereçe um especial, o que acha meu grande Amigo Vidal.

    • Vidal Costa Says:

      Com prazer, amigo Rubens… como já respondi ao Welber aí em cima, vamos rolar um programa com o Kansas sem dúvida!

  17. welber lima duarte Says:

    Gostaria de dar uma dica ao seu progama. Marco Antonio Araujo gostaria de saber mais sobre a sua banda ok

  18. Marco Antônio Araújo foi um guitarrista e compositor belorizontino, nascido em 8 de agosto de 1949 e falecido a 7 de janeiro de 1986. Um primoroso artista, que, infelizmente, não é tão valorizado hoje em dia quanto devia ser.
    Em 1968, Marco Antônio integrou o grupo Vox Populi, como guitarrista, grupo que mais tarde, seria um dos núcleos formadores do nosso conhecido Som Imaginário. Em 1969, lançou um compacto pelo selo BEMOL, com parceria com o maestro Zé Rodrix e então abandonou tudo pra se dedicar inteiramente a música.
    Em 1970, mudou-se pra Inglaterra, o que contribuiu profundamente com sua influência musical, principalmente pois foi quando acompanhou shows de grupos como Led Zeppelin(impossível não notar a influência) e Pink Floyd.
    Voltou para o Brasil em 73, indo morar no Rio de Janeiro, onde teve então contato com a música erudita, estudando cello, violão clássico e composição na Escola de Música da UFRJ. Nessa época compôs trilhas para teatro, cinema e ballet. Destacando, então, o ballet Cantares. Em 1977, retornou para Belo Horizonte, e foi contratado por concurso como primeiro violoncelista na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde permaneceu pelo resto da vida. Paralelamente, dedicou-se a sua própria produção artística que é o que interessa aqui no Blog. Em 79, integrou-se a banda Mantra, que, a partir de então, misturava a música barroca e erudita com o Rock Progressivo, e foi o centro de seu trabalho musical.
    Marco Antônio Araújo era tão dedicado ao seu trabalho que a galera já estava achando que ele tinha ficado obcecado, louco, completamente lesado.
    Infelizmente, o artista após 5 dias internado na UTI do Prontocor de Belo Horizonte, veio a falecer a 7 de janeiro de 1986, devido a um aneurisma cerebral. Não se sabe a causa da hemorragia, ironicamente, Marco Antônio Araújo vinha a Belo Horizonte para receber o Prêmio de Melhor Instrumentista do Ano, pela Revista Veja, mas, por motivos óbvios, não chegou a receber. Uma das maiores perdas da música mineira e universal.
    Recomendo a todos que não o conhecem, que agora passem a conhecer.

    • welber lima duarte Says:

      tive a oportunidade de ir a uma de suas apresentaçoes no palacio das Artes em BH. Não acreditei no que vi e sentir . Fantastico, pena que se foi . agredeço a resposta que obtive. e solicito ao Blog de Arte Rock que toque algumas faixas deixe inesquecivel Mineiro do Rock Progressivo.

  19. Olá amigos paranaenses,
    Acabei chegando até vocês da forma mais randômica e acidental possivel. Em primeiro lugar, necessário um posicionamento. Não sou adepto da pirataria em nenhuma forma, porém não entendo como comportamento danoso eventualmente baixar segmentos musicais (ou mesmo albuns completos) para audição individual. Ressalto que a ampla maioria do material que possuo em CD, digital, LPs e até (ainda bons) K7, foram comprados legalmente, diga-se de passagem, pagando preços muitas vezes exorbitantes. Isto foi necessário, porque encontrei a menção à este brilhante programa e equipe em uma gravação do Art-Rock cujo protagonista era o incrivel Soft Machine. Gostei da seleção, da abordagem e achei até engraçada a pronuncia de palco “Libéro Badaró”, quanto o locutor referia-se à Virada Cultural SP. A propósito, o correto é Líbero (proparoxítona). Anyway. Já sou fá de vocês e não vejo a hora de acompanhar o próximo programa via web. Isto não será novidade, pois neste horário do sábado já costumo ouvir o magistral programa de Tom Gagliardi (www,gagliarchives.com). O que eu jamais esperava, seria saber que existe um programa tão bom quanto, pena que, em termos de “acessibilidade” e até mesmo de lingua, fica à dever apenas nas entrevistas (que eu saiba vocês não fazem) e à ausência de uma janela-chat para que os ouvintes se manifestem “ao vivo” durante o programa, até mesmo interagindo com o locutor. Resumindo, parabéns, é realmente animador para os (raríssimos, hoje em dia) fãs do rock progressivo saberem que vocês existem. Valeu !

    • Obrigado pela força, Newton… e pela comparação com o programa do Tom Gagliardi, realmente um dia gostaríamos de ter algo no nível do que ele realiza. Na verdade o nosso programa surgiu há 15 anos, durante uma iniciativa de ampliação da proposta musical da Rádio Educativa, que envolveu a criação de um horário, nas sextas-feiras à noite denominado “Todos os Caminhos do Rock”, em que vários programas dedicados às mais diversas tribos do rock eram reunidos… esse horário acabou sendo abandonado pela rádio, mas o nosso programa continuou, talvez pelo fato de que fazemos por puro amor à arte, sem vencimentos ou recursos extras, só para garantir que não se esgote mais um dos raros horários voltados para a música progressiva (e estilos afins). Visto que não geramos ônus para a rádio, acabamos por sobreviver aos governos que iam mudando e continuamos aí… vamos completar 15 anos no ar agora no fim deste ano.
      Realmente o formato do programa não comporta janelas chat e outras possibilidades assim, visto que a rádio não tem essas interatividades implementadas e, como produtores independentes, nem temos acesso à administração do site… além disso, sendo uma rádio estatal, toda e qualquer iniciativa, tem de passar por aprovações e processos burocráticos…

      Mas nem por isso deixamos de manter o nosso blog com o conteúdo do programa, e esperamos poder continuar levando o Art Rock adiante e contando com a audiência e com os estímulos dos ouvintes… e, quem sabe mais para frente, progrediremos em mais direções!

      Abraços,
      Vidal Costa
      Equipe do Art Rock

  20. Programa fantástico!

  21. welber lima duarte - de Lavras-MG Says:

    MAIS SUGESTOES. QUANDO PODER COLOQUE NO AR, A BANDA ( I Q )

  22. Seguramente o Programa que mais educa musicalmente os ouvintes. Claro. pra quem curte arte de verdade. Vocês são demais. Nota 1000 para vocês.

    Um Grande Abraço.

    Sugestão! Um programa com Guitarrista Alvin Lee, da banda Ten Years After.

  23. Marcos Says:

    Vidal um belo trabalho sobre a História do Rock !Um grande abraço a equipe, sucesso a todos!

  24. welber lima duarte Says:

    Que maravilha ter lembrado do Roky music, Uma das Bandas prediletas. no momento estou curtindo muito o trabalho do seu vocalista, que lançou um otimo trabalho recentemente. fica aqui a minha dica. parabens a voces mais uma vez.

  25. welber lima duarte Says:

    O que está acontecendo . Não recebi minha resposta ?

    • Obrigado pela dica e pela parabenização. Nos desculpe a demora na resposta, mas não podemos responder de prontidão, pois esse blog e o programa são feitos por trabalho voluntário e as vezes as obrigações do dia-a-dia, diga-se nosso ganha pão acaba tomando todo o nosso tempo. Fique claro que sempre respondemos nossos ouvintes, mesmo que demore um pouco. obrigado pela compreensão e vamos levar a sua sugestão. esperamos que aprecie os demais programas também.
      Equipe ArtRock.

  26. welber lima duarte Says:

    Claro, é que fiquei preocupado, achando que o programa tivesse acabado, tanto é que a espressao das minhas palavras fi de um ouvinte assustado ok

  27. Fique Tranquilo Welber, se depender de nós este programa tera uma vida muito longa

  28. Vocês conhecem a banda Sub Rosa?
    É de Minas Gerais e, no meio Rock Progressivo, tem sido uma das grandes promessas e uma das que mais tem representado o Brasil no exterior.
    Está na hora de o Brasil também conhecer.
    Este é o site provisório deles:
    http://reinaldosubrosa.wix.com/subrosa

    Este é o site oficial (em construção):
    http://www.subrosa.com.br

  29. Moacir Says:

    E aí pessoal! Nossa eu adorava o programa “todos os caminhos do rock”! Não perdia um! Até hoje eu procuro aquela música instrumental que tocava na vinheta de abertura do programa. Alguém sabe o nome daquela música?

  30. Dante Fogiato Says:

    Ola a tds
    se alguém pod me juda,quero saber o nome da música q toca na abertura do programa?etc.

    • Olá!

      a Musica é Larks’ Tongues in Aspic – part One do King Crimson, do álbum de mesmo nome: Larks’ Tongues in Aspic.

      Larks’ Tongues in Aspic é o quinto álbum de estúdio de 1973 lançado pela banda inglesa de rock progressivo King Crimson. O disco é o primeiro da 3ª encarnação do grupo, contando com o membro original Robert Fripp na guitarra e os novos membros John Wetton (vocal, baixo), David Cross (violino, mellotron), Jamie Muir (percussão, bateria) e Bill Bruford (bateria).
      Essa nova encarnação traz um som mais pesado, similar ao heavy metal emergente na época. O disco também mostra várias inovações exóticas no som da banda, incorporando violino como um dos principais instrumentos, além do uso de instrumentos percussivos pouco ortodoxos, como placas de metal e mbiras.

      O Dream Theater fez cover da música “Larks’ Tongues in Aspic Pt2” para a edição especial de seu décimo álbum de estúdio, Black Clouds and Silver Linings.

      Faixas

      “Larks’ Tongues in Aspic, Part One” (D. Cross/R. Fripp/J. Wetton/B. Bruford/J. Muir) – 13:36
      “Book of Saturday” (R. Fripp/J. Wetton/R. Palmer-James) – 2:49
      “Exiles” (D. Cross/R. Fripp/R. Palmer-James) – 7:40
      “Easy Money” (R. Fripp/J. Wetton/R. Palmer-James) – 7:54
      “The Talking Drum” (D. Cross/R. Fripp/J. Wetton/B. Bruford/J. Muir) – 7:26
      “Larks’ Tongues in Aspic, Part Two” (R. Fripp) – 7:12

      Fonte: Wikipedia.

      Esperamos ter lhe ajudado, boas audições!
      Equipe ArtRock

  31. Não podem esquecer que o Programa ART Rock é reprisado as segundas Feiras na RST Radio Rock as 22 Horas, o que é bom tem dose dupla, a Radio que mais toca Progressivo no Brasil.

    http://www.rstradiorock.com.br

  32. Sou fã do programa de vocês, os especiais do Tangerine Dreams e do Vangelis, foram meus favoritos. Será que não vai rolar nada de Jean Michel Jarre aqui ? Sou do fã clube dele, http://www.jarrefan.com.br e já me encontrei com o artista pessoalmente.

    • Olá Ricardo! Obrigado por suas mensagens. Que bacana heim! Sua sugestão será enviada para o produtor, aguarde em breve novidades.
      Abraços!!

  33. Alfredo Azevedo Says:

    Olá
    Há uns tempos ouvi um grupo brasileiro, Sebbo, e adorei. Neste momento não consigo descarregar o programa com eles. Como é que podia ouvir de novo esse programa ou mesmo encontrar discos dos Sebbo. Que tal fazerem um programa especial Brasileiro.

    abraço

    Alfredo Azevedo

  34. Augusto da Veiga Says:

    Olá amigos do Art Rock. Gostaria de sugerir um programa com um dos maiores talentos que tive o prazer de ouvir nesta vida e que nos deixou órfãos recentemente: Keith Emerson. Não há elogios suficientes para caracterizar esse gênio dos teclados. Ouvi o nome dele diversas vezes aqui mas, acredito que vale a pena fazer uma homenagem agora que nunca mais poderemos vê-lo ao vivo. Felizmente resta-nos as gravações e vídeos da sua sublime obra.

  35. Aloísio Leoni Schmid Says:

    Prezado Vital

    Sigo seu programa na Educativa.
    Amanhã (quinta, 16/6), 20h, no Paiol, teremos o Rock em Releitura: clássicos do Rock em versão única, inédita, para violino (eu) e piano (Bruno Hrabovsky), e ainda uma pontinha com o baterista Bruno Novak. Final da turnê PR-SC em 12 cidades!
    Gostaria muito de contar com sua presença.
    Ingressos esgotados, mas peço que me procure lá!

    Grade abraço,

    Aloísio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: