Asia & GTR

“Boa noite, hoje teremos um programa dedicado a uma das correntes menos prestigiadas, mas mais bem sucedidas do prog. rock… o seu lado mais comercial, começando com um dos retornos do ano… a volta do Asia com a sua formação original.

asia-phoenix

O Asia surgiu a partir da união de grandes nomes do rock inglês… um supergrupo que reunia John Wetton do King Crimson, Carl Palmer do Emerson, Lake and Palmer e Steve Howe e Geoff Downes, ambos do Yes… e foi um sucesso instantâneo com o hit “Only Time Will Tell” do álbum “Asia” de 1982… que vendeu milhões de cópias, anunciando o que muitos consideram como o último momento de grande repercussão do prog. rock… mesmo que mais comercial… algo como um canto do cisne da geração progressiva dos anos 70.

Mas a fase de sucesso mundial duraria pouco, com o grupo se separando em 85 e seus integrantes seguindo para outros projetos, incluindo retornos com seus outros grupos… somente em 1990 o Asia voltaria, mas as formações passariam a mudar de disco para disco… permanecendo apenas o tecladista Geoff Downes como figura constante… o resultado é claro foi uma perda total de identidade… e nem mesmo o pop prog. do grupo conseguiu sobreviver.

Mesmo assim, o Asia de Geoff Downes se manteve em atividade constante, ainda que sem grande repercussão… só agora em 2008, depois de mais de duas décadas, a formação original se reuniu para o álbum “Phoenix”… que surpreende pela sonoridade que parece saída de seus primeiros trabalhos… como se tivesse sido gravado logo depois do álbum “Alpha”, há 26 anos…

Você ouviram o Asia com “Never Again”, “Parallel World/Vortex/Déyà”, “Wish I’d know all along”, “Orchard of mines” e “An extraordinary life”…

A gente volta já…

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

E agora vamos trazer outro supergrupo que surgiu nos anos 80… com um pop prog. que surpreendeu os fãs de seus dois lendários guitarristas… Steve Hackett do Genesis e Steve Howe do Yes… o GTR, isso é: Guitar…

gtr

O Guitar foi anunciado com grande alarde, como uma das grandes promessas progressivas da década de 80, reunindo dois dos maiores guitarristas da história do rock, além do baixista Phill Spalding que tocara com Mike Oldfield e John Mover, do Marillion… mas as coisas começaram a sair dos eixos logo de cara, pois o vocalista escolhido para o GTR foi Max Bacon, cuja voz era mais para pop rock do que para o prog…

A produção do primeiro álbum ficou a cargo de Geoff Downes, que tocara com Howe no Yes e no Asia… mas o toque mais pop não ajudou o GTR a fazer sucesso… apesar da qualidade de seus concertos, que atraíram multidões e teriam tudo para ter garantido um grande futuro para o grupo.

No fim os fãs de Hackett & Howe não foram o suficiente para segurar as pontas, enquanto o álbum “GTR” era bombardeado de críticas… e eles se separaram antes do fim de um ano… mas sua curtíssima carreira rendeu bons momentos, como o show no Wilthern Theatre de Los Angeles, em 19 de julho de 86, que foi gravado e lançado na série King Biscuit Flower Hour… e que vocês vão conferir agora…

Vocês ouviram, com o GTR as faixas “Here I wait”, “Sketches in the Sun”, “Roundabout”, que foi, é claro, uma cover para o clássico do Yes… e, por último, “Reach out (never say no)”.

Art Rock fica por aqui… obrigado pela audiência, tenham uma boa noite e continuem com a Paraná Educativa… 97,1.
Visite o Blog do Art Rock em https://artrock.wordpress.com que é cuidado pela nossa amiga, a Ana Barbara Vicentin, onde você pode fazer downloads do conteúdo do programa e deixar o seu recado.

Até a semana que vem.”

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Set list:

ASIA

BG –SLEEPING GIANT/NO WAY BACK

1. NEVER AGAIN – 4:55

2. PARALLEL WORLD/VORTEX/DÉYÀ – 8:13

3. WISH I’D KNOWN ALL ALONG – 4:07

4. ORCHARD OF MINES – 5:12

5. AN EXTRAORDINARY LIFE – 4:59

BG – OVER AND OVER

TOTAL – 27:26

GTR

BG – PENNANTS

6. HERE I WAIT – 5:55

7. SKETCHES IN THE SUN – 2:44

8. ROUNDABOUT – 8:38

9. REACH OUT (NEVER SAY NO) – 5:53

BG – WHEN THE HEART RULES THE MIND

TOTAL: 23:10

GRAND TOTAL – 50:36

Ouça o Art Rock com Asia & GTR, que foi ao ar no dia 07/12/2008, clicando aqui.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Anúncios

2 Respostas to “Asia & GTR”

  1. Carississississíssima Ana,
    vim aqui retribuir suas visitas e seus comentários feitos lá no Pântano Elétrico – valeu, valeu, valeu!
    Gostei aqui da sua casa também e já vou pôr lá minha lista um link direto pra cá; se te interessar, talvez você possa fazer o vice-versa.
    Deixei lá nos comentários do Instrumental Dois do A. Sater uma resposta pra você (que acho que vai gostar…).
    Conte comigo pra qualquer coisa, OK?
    Good luck,
    peace & love,
    long live
    rock & roll!
    Um beijo e um abraço.
    Valeu!
    ML

  2. Oláaa! =D
    Obrigada pela visita! seja sempre bem vindo!
    Ótima idéia, podes deixar, seu link também estará aqui!
    tudo de bom para ti! (vi a resposta lá no seu blog, mais uma vez obrigada!)
    beijos!!
    Ana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: